Aerodesign

Objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica

Galeria de fotos

Será realizado entre os dias 2 e 5 de novembro, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo, a 25ª Competição SAE BRASIL Aerodesign.

O programa Competição SAE BRASIL AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia, que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de , por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes. Ao participar do programa SAE AeroDesign, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes.

Com o intuito de levar o nome da Universidade Estadual de Maringá (UEM) para as competições da SAE AeroDesign, o projeto ADAM Aerodesign foi criado em 2018, com uma equipe de estudantes, e, desde então, tem-se desenvolvido o projeto do primeiro aeromodelo.

A capitã da equipe é a acadêmica Isabela Gomes Bergamasco, do 4º ano de Engenharia Mecânica, e o presidente é Guilherme Martins Farinazzo, aluno do 5º ano do mesmo curso. Ambos integram o grupo da UEM, junto a outros estudantes de cursos ligados à mobilidade, tecnologia e de gestão.

O professor de Engenharia Mecânica da UEM, Júlio César Dainezi de Oliveira, diz que o projeto de ensino tem duração mínima de um ano e a competição é entre os cursos de engenharia mecânica e aeronáutica com aeromodelos concebidos, projetados e construídos pelos membros da equipe.

Ainda segundo Oliveira, “tendo em vista que serão proporcionadas atividades de fabricação, desenvolvimento de projeto e a primeira competição da equipe no decorrer do ano, propõe-se este projeto de ensino, pois haverá um grande aprendizado e desenvolvimento acadêmico dos nossos integrantes e discentes, majoritariamente, dos cursos de Engenharia”.

Os alunos que participam da Competição SAE BRASIL Aerodesign devem formar equipes que representarão a Instituição de Ensino Superior ao qual estão ligados. Estas equipes são desafiadas anualmente com novos regulamentos baseados em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica como, por exemplo, otimização multidisciplinar para atendimento de requisitos conflitantes, redução de peso, via otimização estrutural, instrumentação e ensaios em voo dos protótipos, entre outros.

A Competição SAE BRASIL AeroDesign é composta por três categorias distintas: regular, aberta e micro, com requisitos específicos aplicáveis a cada uma destas. De maneira geral, a categoria regular possui maiores restrições, enquanto as categorias aberta e micro dão maior liberdade de projeto às equipes. As avaliações e classificação das equipes são realizadas em duas etapas: competição de projeto e competição de voo, onde os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho dos projetos.

Sobre: A Competição SAE AeroDesign ocorre nos Estados Unidos desde 1986, tendo sido concebida e realizada pela SAE International. A partir de 1999, esta competição passou a constar também do calendário de Programas Estudantis da SAE BRASIL, onde, ao longo de sua existência, tornou-se visivelmente um evento crescente em quantidade e qualidade dos projetos participantes, uma resposta direta às exigências técnicas por parte das regras da competição. A evolução, presente nas aeronaves atuais frente a suas precursoras, é considerável, não somente do ponto de vista construtivo, mas também nos métodos de projeto utilizados, desenvolvidos com o uso de ferramentas sofisticadas criadas pelas próprias equipes.