43241593 2f16 4278 b0f6 718d21887848

Destaque entre os melhores do Estado, o curso forma profissionais altamente qualificados

O curso de Medicina, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está comemorando 35 anos de criação. E para celebrar esta data especial foi realizado um almoço no último final de semana que contou com a presença de professores ativos e aposentados, além de alunos e ex-acadêmicos. Durante o evento houve apresentações musicais e entrega de certificados de homenagem para aqueles que contribuíram com a fundação e desenvolvimento do curso.

O reitor da UEM, Leandro Vanalli, diz que o curso de Medicina, criado junto com o de Odontologia, é de suma importância para o início das atividades do Hospital Universitário e para a formação de profissionais altamente qualificados. Além de profissionais que ajudaram e ajudam a salvar vidas, o curso tem se destacado na extensão e na pesquisa. “Um exemplo disso foi a participação dos docentes na elaboração e confecção de equipamentos que contribuíram para o atendimento de pacientes que foram internados com Covid-19 no Hospital Universitário durante a pandemia”.

O coordenador do curso, Paulo Roberto Donadio, que também foi o presidente da comissão criada para elaborar o projeto pedagógico do curso, conta que o prefeito de Maringá na época, Dr. Said Felício Ferreira, fez um desafio em 1986 ao então reitor da UEM, Fernando Ponte de Souza. “Nascia assim a ideia da criação do curso de Medicina na UEM. Para viabilizar a implantação o prefeito comprometeu-se a destinar recursos para equipamentos que seriam utilizados nas disciplinas básicas, já existentes na UEM por conta dos outros cursos da área de saúde”.

Segundo Donadio, os trabalhos foram iniciados discutindo qual o modelo pedagógico deveria ser proposto ao curso. “Tomamos por base cursos com experiências inovadoras no ensino da medicina, que preconizavam a inserção precoce dos alunos na rede de atenção à saúde, com progressão gradativa da complexidade das ações desenvolvidas. Propusemos naquela ocasião que fosse garantida uma abordagem humanista, com atividades interdisciplinares com as demais áreas da saúde, das ciências sociais e educação”.

O curso foi implantado em maio de 1988, iniciado em agosto do mesmo ano, e reconhecido pelo Ministério da Educação em 1995. “Passados 35 anos, com todas as dificuldades enfrentadas, vemos um curso que se destaca entre os maiores e melhores do Paraná e do Brasil. Parabéns a todos os que se dedicaram, e ainda se dedicam, para essa conquista. Fazer parte dessa história não tem preço. Orgulho de ser MedUEM!”, destaca Donadio.

af6488b0 5f33 41cd 85e2 bcb889a43128