2023 11 06 Paraná Faz Ciencia 2939

Evento vai acontecer até sexta-feira (10) com uma programação dividida em seis eixos temáticos

Galeria de fotos

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) deu início à Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná Faz Ciência 2023 nesta segunda-feira (6), em Londrina. O reitor Leandro Vanalli esteve presente na cerimônia de abertura que ocorreu no Cine Teatro Ouro Verde e reuniu autoridades municipais e estaduais, além de outros representantes das instituições parceiras.

O evento faz parte da 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT 2023) e é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e a UEL.

A iniciativa surgiu em 2021 quando o Governo do Estado sancionou a Lei nº 20.752, que instituiu a Semana da Divulgação Científica com o objetivo de promover e popularizar os avanços científicos e tecnológicos de diferentes áreas do conhecimento por meio de palestras, visitas técnicas e oficinas.

Esta é a primeira edição do evento que ocorre presencialmente e é dividida seis eixos temáticos: Ensino Superior do Futuro (eixo 1), Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação (eixo 2), Visitas Técnicas (eixo 3), oficinas (eixo 4), Cultura e Arte (eixo 5) e Eventos Acadêmicos (eixo 6).

Durante a abertura do evento, os pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) receberam o prêmio de R$200 mil pela conquista do terceiro lugar no Programa de Apoio à Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime), coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (Seti-PR), em parceria com a Fundação Araucária.

2023 11 06 Paraná Faz Ciencia 2749

O projeto premiado, “Hidrocarvão ativado produzido a partir de bitucas de cigarro, para adsorção de contaminantes em efluentes”, foi desenvolvido pelo acadêmico do curso de Química (licenciatura), Rogerio Dos Santos Maniezzo, sob a orientação do professor do Departamento de Química (DQI) e líder do Grupo de Pesquisa Rinaldi Research Group, Andrelson Wellington Rinaldi, e pelo doutor em Ciência pela UEM, Hugo Henrique Carline de Lima. E, com o auxílio do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Maringá (NIT-UEM), os pesquisadores conquistaram a patente do projeto.

Divulgação de projetos desenvolvidos na UEM

O Paraná Faz Ciência 2023 reúne instituições públicas e privadas de todo o sistema de ensino superior do estado. A UEM participa deste espaço de debate e divulgação científico e tecnológico com exposições de trabalhos e realização de oficinas e palestras.

A programação de hoje (7) tem a apresentação de diversos projetos desenvolvidos na UEM, como o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Energia Zero-Carbono (EZC), iniciativa que reúne UEM e outras instituições para promover o desenvolvimento sustentável e o uso racional de energia. E, também, a pesquisa que ganhou o prêmio Prime e o título de patente do ano pela Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), intitulada “Processo de obtenção de carvão ativado a partir da carbonização hidrotérmica de bitucas de cigarro”.

Para conferir quais outras iniciativas da UEM serão apresentadas e divulgadas, basta acessar o cronograma completo que está disponível no site do Paraná Faz Ciência 2023.