IMG 2101

Ele continuará atuando politicamente junto ao Estado e submeterá aos conselhos pautas que dependem de decisão colegiada. Veja galeria de fotos

Conforme havia se comprometido com o Diretório Central dos Estudantes, o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli, recebeu, na noite de ontem (9), a pedido do DCE, os estudantes em paralisação para ouvir a pauta de reivindicações deles que, na verdade, são demandas históricas da instituição para as quais a gestão da UEM já vem trabalhando para atendê-las.

Defendendo a liberdade de expressão e o caráter democrático que deve reger as relações na universidade, o reitor se empenhou em buscar soluções para as pautas apresentadas, firmando compromisso de atendê-las na medida do planejamento da UEM, com o apoio dos conselhos superiores. Um exemplo é a redução do valor da refeição servida no Restaurante Universitário (RU), em que Vanalli assumiu o compromisso de pautar o assunto, no início de 2024, quando a UEM estará operando com o orçamento elaborado pela atual gestão, para análise do Conselho de Administração (CAD).

O reitor ressaltou que as pautas dos acadêmicos, capitaneada pelo DCE, fortalecem a importância das demandas históricas da instituição. Ao final do encontro, na sala dos Conselhos Superiores, no prédio da Reitoria, Vanalli sintetizou o modo como tem trabalhado e continuará trabalhando na relação com os estudantes e suas representações. Ou seja, recebê-los, atender as pautas cuja resolução depender da decisão do próprio reitor e submeter aos conselhos superiores o que necessitar das decisões colegiadas. Tanto o CAD quanto os conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) e Universitário (COU) são, segundo Vanalli, instâncias importantes e imprescindíveis para debater e atender pautas como as apresentadas pelos estudantes e as demandas da própria universidade.