IMG

Evento, que se encerra nesta sexta-feira, contou com mesas-redondas, exibições e oficinas abertas à comunidade

Galeria de fotos

A 4ª Semana da Biblioteca tem suas últimas atrações nesta sexta-feira (17). A iniciativa, que inclui palestras, oficinas e exposições, ocorre desde segunda-feira (13), na Biblioteca Central (BCE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Na tarde de hoje, o público ainda pode conferir a palestra “A informação jurídica nas mídias e redes sociais: ampliando o acesso”, ministrada pela bibliotecária da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Eliane Jovanovich, entre 14h e 16h.

Mais tarde, a partir das 19h30, o lançamento do livro “Educação na sociedade do espetáculo”, do professor da UEM, William Cazavechia, encerra o ciclo de palestras. Também é possível visitar a exposição “Biblioteca Central da UEM: memórias de uma história”, que ocorre no Hall de Exposições da BCE.

A 4ª Semana da Biblioteca é promovida pela Pró-Reitoria de Ensino (PEN) e pela BCE, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) e da Diretoria de Cultura (DCU) da UEM, em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura de Maringá (Semuc).

Semana de Atrações

A abertura do evento, na segunda-feira (13), foi seguida pela apresentação do Coro Escola Universitário, do Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC) da UEM e pela mesa-redonda “O futuro da biblioteca universitária”.

O ciclo de atividades seguiu durante todos os dias da semana, à exceção de quarta-feira (15), feriado nacional do Dia da Proclamação da República. Entre os destaques, esteve a palestra “Cultura em Maringá: ações da atual gestão para fortalecimento do campo do livro, leitura e literatura”, ministrada pelo secretário municipal de Cultura, Victor Simião, na terça-feira (14). Também foram ofertados um minicurso, uma exibição de cinema e oficinas práticas de fotocolagem e cerâmica.

A Semana da Biblioteca da UEM chegou a sua quarta edição, após realizações em 2012, 2015 e 2017. Nos anos anteriores, o evento ocorreu durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, entre os dias 23 e 29 de outubro, conforme o Decreto Federal 84.631/1980.

Neste ano, a mudança para meados de novembro ocorreu devido ao calendário acadêmico. O evento também faz parte das comemorações de aniversário da BCE, que completa 49 anos em 2023. As inscrições foram gratuitas e abertas a toda a comunidade acadêmica, bem como à comunidade externa, com oferta de certificado por horas de participação.