2023 11 17 CONAE 32 2

Foram debatidas as políticas educacionais para o período de 2024-2034, visando atender a demanda regional

A vice-reitora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Gisele Mendes, participou na noite de ontem (16) da etapa regional da Conferência Nacional de Educação (Conae 2024), realizada no Anfiteatro Paulo Freire, do Centro Universitário Ingá (Uningá). O evento promoveu o debate sobre o Documento Referência do Plano Nacional de Educação 2024-2034: política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.

“A UEM estava em peso na conferência, praticamente todo o pessoal da Pró-reitora de Ensino (PEN) e da Diretoria de Ensino e Graduação (DEG) estava lá. Toda a comunidade acadêmica, não só universitária, mas também do ensino básico e fundamental das redes pública e privada compareceram. Foi muito interessante o debate”, avalia a vice-reitora.

Mendes explica que o plano nacional de educação, aprovado em 2014, está sendo retomado para que seja elaborado o Projeto de Lei para a década 2024-2034. Segundo a vice-reitora, o plano está constituído em sete eixos fundamentais. “Basicamente, o Plano Nacional da Educação (PNE) tem a ver com a educação como um direito humano, direito fundamental. É interessante porque não é a política de um governo, mas sim uma política nacional. Trata-se também da redução das desigualdades, de mais justiça social e desenvolvimento ambiental sustentável”, explica, complementando que também há muitos eixos interessantes da profissionalização, formação e valorização do profissional professor.

Na avaliação da vice-reitora, estas conferências regionais são fundamentais para a elaboração do plano nacional, pois revelam as necessidades educacionais de várias regiões do País, descentralizando o processo e ampliando as discussões em todas as instâncias (municipal, estadual e federal).

Participaram da conferência, representantes de diversas instituições, como Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Câmara Municipal de Maringá, UEM, Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (Sismmar), o Núcleo Regional de Educação (NRE), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no Paraná (APP Sindicato) e a União Nacional dos Estudantes (UNE).

A conferência reuniu cerca de 300 profissionais do setor da educação dos municípios de Maringá, Sarandi, Itambé, Paiçandu, Colorado, Astorga, Presidente Castelo Branco, Atalaia, Santa Fé, Marialva, Angulo, Mandaguari, Doutor Camargo, Florida, Ourizona, Lobato, Santo Inácio, Mandaguaçu, Nossa Senhora das Graças, Ivatuba, Floraí, Doutor Camargo, Munhoz de Mello, Floresta.