site noticias vestibular pas 2023 site

Inscritos terão das 14h às 19h para responder às questões; resultado final será divulgado no dia 25 de janeiro de 2024

Com 23.102 pessoas inscritas, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) aplica, neste domingo (19), as provas do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2023. O concurso é destinado aos estudantes matriculados nas séries do ensino médio, de acordo com os requisitos de cada uma das três etapas.

A maioria dos inscritos são, pela ordem, dos Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. São oriundos também, na maior parte, de outras cidades (paranaenses ou não), seguidos pelas cidades de Maringá, Sarandi, Apucarana e Londrina.

O concurso será composto pela prova de Redação, questões de alternativas múltiplas de Conhecimentos Gerais, de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa e de Língua Estrangeira. As questões de Conhecimentos Específicos (somente para a Etapa 3) abordam o conteúdo de duas matérias definidas pelo Conselho Acadêmico de cada curso de graduação.

Pelo menos 50% das questões de Conhecimentos Gerais serão elaboradas na perspectiva interdisciplinar, a partir de programas apresentados pelo comitê de cada área, e farão referência às disciplinas de Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia, com conteúdos referentes à série correspondente do Ensino Médio. Além de Maringá, haverá provas nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paranavaí, Umuarama. 

Recomendações

Para saber o local da prova, o candidato ou candidata pode fazer a consulta no Menu do Candidato, tanto pelo aplicativo App Vestibular UEM ou por meio deste link. Estão sendo ofertadas 754 vagas aos candidatos da terceira etapa do processo (último ano do ensino médio). Organizadora do concurso, a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) recomenda que as pessoas inscritas não se esqueçam de levar sua caneta esferográfica, de corpo transparente e tinta azul. 

Redações escritas a lápis ou com tinta de outra cor serão zeradas. O candidato deve estar dentro da sala de prova até às 13h50. Embora a entrada nas salas só seja permitida a partir das 13h20min, a quase totalidade dos locais de prova estará aberta desde o meio dia. Não deixe para chegar ao lugar da prova em cima da hora, pois quem chegar atrasado ao bloco da sala de prova não poderá realizar a prova, independentemente do motivo do atraso. Lembre-se de que a grande quantidade de veículos se deslocando para o mesmo local pode causar congestionamentos, aumentando o tempo de deslocamento em dias normais. 

A CVU pede atenção especial quanto a isso para os candidatos que irão fazer as provas no câmpus sede da UEM, na Uningá, na Unicesumar em Maringá, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), na Unicesumar em Londrina, e no câmpus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em Apucarana, porque são os locais com mais candidatos alocados.

Para esclarecimentos de dúvidas ou obtenção de outras informações ligue para (44) 3011-4450, acesse os e-mails vestibular@uem.br e pas@uem.br ou o site