PAS UEM 2023

Número de ausentes foi de 7,9% em relação as 23,1 mil inscrições homologadas, ou seja, pouco mais de 1,8 mil

Galeria de fotos

Pouco mais de 21,2 mil alunos realizaram, na tarde de ontem (19), as provas do Processo de Avaliação Seriada (PAS), concurso que permite o ingresso na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O número de ausentes foi de 7,9% em relação as 23,1 mil inscrições homologadas. Ou seja, pouco mais de 1,8 mil deixaram de responder à prova. Apesar dos problemas relatados pelos estudantes, em decorrência da chuva que atingiu a cidade, de maneira geral o índice de abstenção ficou dentro do esperado pela Comissão Central de Vestibular Unificado (CVU).

A respeito das dificuldades enfrentadas pelos candidatos que estavam alocados no Centro Universitário Ingá (Uningá) para a realização da prova do PAS da UEM, a CVU reitera que buscou prevenir tais situações, solicitando apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) de Maringá, para orientação de tráfego nas vias que davam acesso à instituição.

Além disso, a CVU lembra que todos os candidatos receberam, por WhatsApp, mensagem informando que os locais de prova estariam abertos desde o meio dia. A orientação era para que se dirigissem a estes locais com antecedência. Essa mesma mensagem foi veiculada no site da CVU e nas redes sociais da UEM e da própria Comissão do Vestibular Unificado.

Ainda de acordo com a CVU, no Manual do Candidato e no edital que rege o PAS é recomendado que os candidatos cheguem ao seu local de prova com, pelo menos, uma hora de antecedência.

“Entendemos também que a chuva que atingiu a cidade foi um fator importante para a ocorrência das situações relatadas pelos candidatos, pois queixas similares não foram relatadas em edições anteriores do PAS e do Vestibular nesse mesmo local de prova”, afirmou o coordenador geral da CVU, Edinei Santulo Junior.

A CVU lamenta as dificuldades que porventura os candidatos tenham enfrentado para chegar ao seu local de prova e vai procurar soluções para que tais reclamações não voltem a ocorrer em eventos futuros.

A maioria dos inscritos, pela ordem, foram dos Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, oriundos também, na maior parte, de outras cidades (paranaenses ou não), seguidos pelas cidades de Maringá, Sarandi, Apucarana e Londrina.

O concurso foi composto pela prova de Redação, questões de alternativas múltiplas de Conhecimentos Gerais, de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa e de Língua Estrangeira. As questões de Conhecimentos Específicos (somente para a Etapa 3) abordaram o conteúdo de duas matérias definidas pelo Conselho Acadêmico de cada curso de graduação.