Captura de tela 2023 11 27 145855

Ele gera economia anual de R$ 500 mil só no PR e reduz trabalho dos gestores, melhorando as condições de trabalho

O Software SIGAH, que opera os servidores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), completou três anos de seu lançamento e já atende mais de 2.200 escolas públicas de todos os estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal. Destas, mais de 1.000 são do Paraná.

Este software visa automatizar a geração de grade de horário de trabalho dos professores em escolas de ensino fundamental e médio, auxiliando e reduzindo o trabalho dos gestores, melhorando as condições de trabalho dos professores e, por fim, refletindo na qualidade do ensino.

Ele opera via web e está hospedado em um servidor na UEM. Logo, o nome da universidade está sendo levado para todos es estados brasileiros.

O programa utiliza um motor de resolução que foi capaz de resolver casos de escolas que foram publicados em uma tese de doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF). A solução foi possível graças a um novo método desenvolvido por meio de projeto de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PCC) pelo aluno egresso da UEM, Landir Saviniec, hoje professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O resultado do método foi publicado em revista científica internacional, base para o desenvolvimento do software SIGAH, que atualmente atende mais de 40% das escolas públicas de ensino médio do Paraná.

Apesar do software estar hospedado na UEM, o professor Landir Saviniec continua colaborando oficialmente por meio de um projeto de extensão que atende as escolas usuárias do SIGAH, coordenado pelo professor Ademir Constantino do Departamentoo de Informática.

Considerando somente as escolas públicas do Paraná, que hoje utilizam o software, é possível estimar uma economia de mais de R$ 500 mil ao ano dos cofres públicos com a utilização do software.

Link onde está hospedado o software: https://www.gpea.uem.br/sigah/

Para saber mais sobre o software, clique aqui.