2023 11 28 Aberuta XIX EMABI Semana da Biologia5765

Evento, que começou ontem e segue até sexta-feira, comemora os 50 anos do curso de Ciências Biológicas da UEM

Galeria de fotos

Teve início, na noite de ontem (28), o 19º Encontro Maringaense de Biologia (Emabi) e 32ª Semana da Biologia, no Anfiteatro do Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A assessora de Projetos e Programas da Pró-Reitoria de Ensino (PEN), Heloísa Toshie Irie Saito, esteve presente e representou o reitor Leandro Vanalli e o pró-reitor Marcos Vinicius Francisco na abertura do evento.

A cerimônia foi seguida pela conferência “Repovoamento: onde 1 + 1 pode ser menor que 1”, proferida pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA), Ângelo Antônio Agostinho. Também houve um coquetel oferecido aos participantes.

A iniciativa marca a comemoração dos 50 anos do curso de Ciências Biológicas na UEM. As atrações seguem até esta sexta-feira (1°) e incluem conferências, exposições, minicursos, apresentações de trabalhos e mesas redondas.

Entre os destaques, estão as palestras “Biologia e divulgação científica: o projeto Buraqueiras”, “CRBio e o biólogo na conservação da biodiversidade” e “Biologia: expedições na Amazônia”, além da oferta de 20 minicursos diferentes. O encerramento, na sexta à noite, será feito pela Biotucada, bateria da Atlética de Biológicas da UEM. A programação completa e o ensalamento das atividades podem ser consultados neste link.

 

Objetivos

Segundo a organização, além de celebrar meio século de existência da graduação, o encontro visa “trazer à tona discussões e reflexões para (re)pensar a formação de profissionais das Ciências Biológicas e as possibilidades de atuação no mundo contemporâneo”. O evento teve sua última edição em 2018, há cinco anos. 

A realização também objetiva promover a reflexão sobre a constituição do curso de Ciências Biológicas, além de criar um espaço de apresentação de trabalhos científicos e projetos de pesquisa. O público-alvo são acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, professores da educação básica, biólogos, biólogas e demais profissionais de áreas afins.

O 19º Emabi e 32ª Semana da Biologia é uma realização do Centro de Ciências Biológicas (CCB) e do Departamento de Biologia (DBI) da UEM. A iniciativa também conta com apoio do Nupélia, da Empresa Júnior de Biologia (Ecoalize), do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas (Cacibi) e das ligas acadêmicas de Botânica (Labotan), Micologia (Lamic) e Biodiversidade Animal (Laba). A empresa Resoluto Consultoria Ambiental patrocina o evento.