0

Gratuito e aberto ao público, profissionais da saúde estarão presentes para discutir temas relacionados ao HIV e a Aids

O Centro de Ciências da Saúde (CCS), o Grupo de Estudos, Pesquisa em Vigilância do HIV/Aids e da Tuberculose (GEPVHAT) e o Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promovem nos dias 5 e 6 de dezembro, o “Primeiro Seminário de HIV/Aids: interfaces do cuidado ampliado e as perspectivas e estratégias nacionais para a resposta global de eliminação do HIV/AIDS”. O evento é gratuito e será realizado no auditório da Biblioteca Central (BCE), a partir das 8h30.

Na intenção de disseminar informações e criar um espaço de reflexão crítica sobre o HIV/Aids, alguns dos temas a serem abordados no seminário envolvem as dificuldades vividas por pessoas soropositivas, a prevenção combinada no combate ao vírus e a coinfecção Tuberculose-HIV. As discussões ocorrerão por meio de palestras, debates e mesas-redondas.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa/PR), ter HIV é diferente de ter Aids e uma pessoa soropositiva pode viver anos sem apresentar sintomas ou desenvolver a doença. Assim, HIV é a sigla em inglês para denominar o vírus da imunodeficiência humana, o causador da Aids.

O seminário também conta com a parceria de organizações de impacto nacional e internacional, como a Sesa/PR, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), o Ministério da Saúde e a Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose.

A organizadora do evento, professora Gabriela Tavares Magnabosco, do Departamento de Enfermagem (DEN), destaca que “esta é uma oportunidade para que os alunos tenham a oportunidade de dialogar diretamente com os aqueles que estão direcionando as políticas públicas nessa temática, reforçando o compromisso da universidade com uma educação de qualidade e integrada”.

Para participar, basta clicar aqui e preencher o formulário on-line. As inscrições encerram dia 4. O certificado de participação será gerado pela Diretoria de Extensão (DEX/UEM).