Numape

Evento ocorre na sexta-feira (08) e terá participação da jurista Soraia Mendes, indicada para o STF

O Núcleo Maria da Penha (Numape), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com a Comissão de Enfrentamento à Violência de Gênero da OAB (Cevige/OAB), promove a mesa-redonda “As contribuições do feminismo interseccional no combate à violência contra mulheres: (re)pensar o STF a partir da interseccionalidade de gênero e raça” no dia 8 de dezembro (sexta-feira).

As palestrantes convidadas são Soraia da Rosa Mendes e Crishna Mirella de Andrade Correa. O evento, presencial e gratuito, conta com a participação remota de Soraia Mendes, sem transmissão on-line. Além disso, será realizado a apresentação cultural “Pra cima de Nuah? Jamé, mané!” pela cantora, compositora e produtora artística Nuah. 

O evento de extensão, destinado à comunidade interna e externa, finaliza as ações aos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, que ocorrem de 25 de novembro a 10 de dezembro. Para se inscrever basta preencher este formulário on-line. Haverá certificação de participação de 3 horas. 

Ele será realizado a partir das 19h no Auditório 19 de Abril, Bloco I-12, no câmpus sede. Para outras informações acompanhe o Instagram: @numape.uem

Palestrantes

Mendes é jurista, professora, pesquisadora e advogada com atuação e obras reconhecidas pelo Supremo Tribunal Federal e pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. Ela é pós-doutora em Teorias Jurídicas Contemporâneas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB), mestra em Ciência Política, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e pós-graduada em Direitos Humanos pelo Instituto de Filosofia Berthier (Ifibe). 

Soraia Mendes foi também coordenadora nacional do Comitê para América Latina e o Caribe de Defesa dos Direitos das Mulheres (CLADEM), organização proponente do Caso Maria da Penha perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, e teve seu nome indicado como anticandidata em uma campanha em defesa de um "STF Laico e Independente" subscrita por mais de 135 entidades.

Crishna Correa, atual diretora de extensão da UEM e docente do Departamento de Direito Público (UEM), é graduada em Direito pela UEM, mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), na linha de Estudos de Gênero. 

Ela também coordena os projetos “Observatório de Violência de Gênero da UEM: Direitos, Subjetividades, Políticas e Intersecções” e “Mulheres, Empoderamento e Liderança: Políticas públicas e ações de enfrentamento às violências contra as mulheres” e atua com temas relacionados à teoria dos direitos fundamentais, gênero e subjetividades, biopolíticas, necropolíticas e interseccionalidades entre gênero, raça e etnia.

 

IMG 20231130 WA0013

 

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)