image processing20231110 21259 q48ti6Conferência, gratuita, ocorre às 19h30 desta quarta-feira (6), numa iniciativa do Diretório Central dos Estudantes

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promove hoje, às 19h30, no auditório 29 de Abril, bloco I-12, câmpus-sede, a palestra “Viva a heróica resistência palestina”, que será proferida pelo presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), Ualid Rabah.

Rabah vai discorrer acerca da luta do povo palestino por seu território e seus direitos em meio ao conflito armado entre Israel e o grupo Hamas. O líder da Fepal do Brasil vem percorrendo o Brasil para falar sobre o assunto, tendo sido entrevistado por alguns dos principais veículos de imprensa nacional, incluindo os mais conhecidos portais de notícias. Ele também tem participado de debates no Congresso Nacional.

Conflito

A Guerra completará dois meses amanhã, dia 7. O conflito começou quando o Hamas, uma organização política e militar palestina de orientação sunita islâmica, que governa a Faixa de Gaza, lançou uma grande ofensiva contra Israel. Em seguida, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou guerra e realizou bombardeios em territórios palestinos.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), passa de 12 mil o número de mortos no conflito. No total, são 11.261 vítimas palestinas e 1.200 vítimas israelenses. Os feridos ultrapassam a casa de 32, 7 mil pessoas.

A palestra de Ualid Rabah contará como horas complementares para os alunos de graduação. Para fazer a inscrição e assistir a palestra, basta acessar este link e preencher o formulário.