2023 12 07 Defesa Doutorado PEF UEM UEL 100 tese

Tese de doutorado apresentada à banca examinadora identifica na natureza práticas corporais de aventura

Galeria de Fotos

A estudante Patrícia do Socorro Chaves de Araújo realizou, nesta quinta-feira (7), a centésima defesa de tese do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL (PEF), pertencente ao Departamento de Educação Física (DEF), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A defesa do doutorado ocorreu na sala de conferências da Biblioteca Central (BCE), no câmpus sede.

A pesquisa “Autobiografias de movimento nas práticas corporais de aventura de crianças na Amazônia Marajoara”, faz parte da linha de pesquisa “Práticas, políticas e produção de conhecimento em educação física” sendo orientada pelo professor da UEM, Giuliano Gomes de Assis Pimentel. Participaram da banca os professores: Amauri Aparecido Bassóli de Oliveira (UEM); Larissa Michelle Lara (UEM); Ivanilde Apoluceno de Oliveira, da Universidade Estadual do Pará (UEPA), e Cae Rodrigues, da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

A tese apresentada propõe a identificação das Práticas Corporais de Aventura (PCA) na natureza que ocorrem culturalmente no território do Arquipélago de Marajó, no Pará. Por meio da pesquisa, foi possível demonstrar, em consonância ao pensamento decolonial, que a cultura nacional e regional são capazes de promover conteúdo próprio ao ensino de PCA com a identidade amazônida. Patrícia de Araújo é professora da UEPA, o que auxiliou durante o processo de pesquisa.

PEF-UEM/UEL

O programa, criado por meio de uma iniciativa de um grupo de docentes do DEF e do Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi autorizado, em 2005, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) ao nível de mestrado.

Com o aumento do número de trabalhos desenvolvidos e de projetos de pesquisas financiados por diversas instituições de fomento, no final de 2010, foi aprovada pela CAPES a implementação do curso de doutorado. No mesmo ano, o PEF-UEM/UEL recebeu o resultado da sua primeira avaliação trienal completo e obteve nota 4.

Alcançando nota 5 em 2022 (referente ao quadriênio 2017-20), o coordenador do programa, Fernando Augusto Starepravo, compartilha que sente muito feliz em ocupar o cargo nesse momento histórico. “Gostaria de enaltecer o trabalho de todos que construíram a história do PEF, alunos, professores e técnicos que possibilitaram alcançar essa marca. Lembrando que a defesa de dissertação ou tese é um momento solene que finaliza todo um processo que leva anos para ser edificado, a partir de um trabalho árduo realizado no interior dos grupos de pesquisa e laboratórios”, comenta Starepravo.

Ele também lembra que “temos ainda muito a avançar, mas os indicadores de número de defesas realizadas, publicações científicas, inserção profissional dos egressos, entre outros, nos mostram que estamos no caminho certo no papel da pós-graduação em formar recursos humanos qualificados e contribuir na produção científica sobre o movimento humano”.

As atuais áreas de concentração de estudos são: Desempenho humano e atividade física e Práticas sociais em educação física. Já as linhas de pesquisas desenvolvidas são: Atividade física relacionada à saúde; Fatores psicossociais e motores relacionados ao desempenho humano; Ajustes e respostas fisiológicas e metabólicas ao exercício físico; Trabalho e formação em educação física e Práticas, políticas e produção de conhecimento em educação física.

Para outras informações acesse o site oficial do programa.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)