2023 12 11 III Semana Integradad da Agronomia Capa

Evento reúne entidades estudantis na organização: PET Agronomia, Centro Acadêmico-Cajol e Agro Jr Consultoria

Galeria de imagens

Com a presença da vice-reitora Gisele Mendes, o Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizou hoje (11), a abertura da Terceira Semana Integrada de Agronomia, em conjunto com o 45º Ciclo de Debates Agronômicos de Maringá, a 17ª Mostra de Trabalhos Científicos em Agronomia e o 15º Simpósio de Grandes Culturas, no Auditório do bloco F67, do câmpus sede, tendo como temática central a cultura da soja. 

 

2023 12 11 III Semana Integradad da Agronomia Gisele

 

A vice-reitora Gisele Mendes falou da importância da agropecuária, um dos setores produtivos mais importantes do Brasil, “a competitividade no cenário do agro está ligada ao desenvolvimento tecnológico das pesquisas desenvolvidas, por exemplo, por universidades como a UEM, que tem curso de graduação e pós-graduação de excelência na área da agronomia, e também da adoção de tecnologia por parte dos produtores rurais, dos trabalhadores que vão associando o resultado dessas pesquisas nas suas práticas”. 

Segundo Mendes, “nós temos hoje a necessidade de um adequado abastecimento da população do ponto de vista alimentar, embora o Brasil seja um celeiro agrícola do próprio país e do mundo, porque 30 milhões de pessoas passam fome. Nós temos que associar essa produtividade do agro, essa rentabilidade e competitividade no cenário nacional e internacional, com a dignidade humana, garantindo assim que o homem do campo tenha acesso ao trabalho, ao transporte, à eletricidade, à saúde, educação e lao azer, enfim, condições de qualidade de vida”. 

Para a professora e diretora do CCA, Adriana Aparecida Pinto, o evento é muito importante para a comunidade acadêmica do Centro de Ciências Agrárias porque envolve todas as entidades estudantis na organização: PET Agronomia, Centro Acadêmico-Cajol e Agro Jr Consultoria. 

“Mostra a integração dos alunos em prol de um objetivo comum que é trazer o conhecimento e atualização de temas relevantes para o nosso aluno, sem contar que o evento também contribui com a formação de estudantes de outras instituições de ensino. A programação conta com profissionais extremamente qualificados em suas áreas” afirma a diretora. 

A programação conta com palestras e mostra de trabalhos científicos até o dia 15 deste mês.