fresa asfaltica floriano site

Sediada no distrito de Floriano, instalação da Universidade recebeu fresa asfáltica para pavimentação de vias

A Estação Experimental de Piscicultura da Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu, nesta quinta-feira (14), uma doação de fresa asfáltica do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná. O órgão, vinculado ao governo estadual, cedeu à Universidade 65 m³ do material, empregado para manutenção e melhoria de vias.

Usada para cobrir superfícies de chão, como ruas e estradas de terra, a fresa asfáltica terá aplicação imediata. A conclusão da obra está prevista para a próxima quarta-feira (20). O intuito é pavimentar as vias internas da estação para permitir que uma máquina pesada possa chegar ao poço artesiano do local, que necessita de manutenção. A aplicação também facilitará o acesso de pesquisadores, estudantes e demais profissionais que utilizam as instalações, localizadas no distrito de Floriano.

A doação foi viabilizada graças a tratativas do assessor da UEM, Donizete Aparecido de Souza, junto ao DER. A parceria demonstra o compromisso das instituições em promover o desenvolvimento regional e fortalecer a pesquisa científica. Segundo Souza, a fresa asfáltica será de grande utilidade e contribuirá para o avanço dos trabalhos realizados na estação.

A UEM e a Estação Experimental de Piscicultura agradecem ao superintendente regional noroeste do DER, engenheiro Darlan de Paiva Santana, por essa importante doação.

Estação Experimental de Piscicultura

Sediada a cerca de 20 km do centro de Maringá, a Estação Experimental de Piscicultura de Floriano é mantida pela UEM em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar). Desde 1996, o local desenvolve importante função na pesquisa de excelência para a piscicultura brasileira, com participação de docentes e estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade.

Referência na área, a estação abriga o primeiro centro público de pesquisa sobre melhoramento genético de tilápias do nilo da América Latina. As atividades do local são realizadas em conjunto com instituições públicas, empresas privadas e setores da própria UEM, como o Departamento de Zootecnia (DZO).