Nova diretoria APG UEMEntidade vai lutar por permanência estudantil, direitos trabalhistas e previdenciários e reajuste anual da bolsa de pesquisa

Tomou posse ontem (22), para a gestão 2024, a nova diretoria da Associação de Pós-Graduandos (APG), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A posse da chapa "Ação Coletiva" ocorreu no Bloco I-12 e contou com a presença da vice-reitora Gisele Mendes, do diretor-adjunto do Centro de Ciências Exatas (CCE), Diogo Rossoni, além de estudantes da graduação e  pós-graduação.

Mendes declarou o seu apoio à APG, oferecendo um canal com a Reitoria por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG). A vice-reitora também comentou sobre a importância da pós-graduação e de a UEM ser a universidade pública estadual paranaense com o maior número de programas: 56 ao todo.

Rossoni expressou o seu apoio à nova gestão, enfatizando seu carinho pela APG da UEM por ter presidido a Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal de Lavras em 2011. Na opinião dele, a entidade é fundamental para a organização dos pós-graduandos em defesa de seus interesses e na luta por uma universidade melhor.

A APG é uma entidade representativa de base dos estudantes de pós-graduação, sendo ativa e proativa no fomento de discussões por garantia e melhoria de direitos, promovendo a integração dos pós-graduandos por meio de ações que envolvam eventos científicos, lúdicos e culturais. A instância nacional, a Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), consolida as vozes e demandas das APGs, formando uma rede de representação estudantil em prol de melhorias na pós-graduação brasileira. Os associados dessas entidades são todos os acadêmicos matriculados em um curso de pós-graduação, seja lato sensu (especialização), stricto sensu (mestrado e doutorado) ou pós-doutorado. 

Criada em 2011, a entidade encontrava-se desativada desde 2022. O processo de reativação iniciou em janeiro de 2023, com a iniciativa de um grupo de pós-graduandos em colher as assinaturas de 10% de todos pós-graduandos da universidade, permitindo, de acordo com o estatuto da APG, convocar uma assembleia eleitoral. 

O trâmite foi organizado por uma Comissão Eleitoral composta pelos pós-graduandos Arthur Faiotto Carneiro (PPU/Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo); Mariana Arrabal Pita Araujo (PPE/Programa de Pós-Graduação em Educação) e Cintya Akemi Okawa (PMA/Programa de Pós-Graduação em Matemática). Com 82 votantes, a chapa Ação Coletiva, única concorrente, foi eleita com 76 votos, sendo 3 brancos e 3 nulos. 

Os pós-graduandos que compõem a Diretoria Executiva da “Ação Coletiva” são Manoel Hermes Pupim Neto (PPU), presidente; Carolina dos Santos Ferreira (Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas/PCE), vice-presidente; Pedro Marcelo Tarozo de Araujo (Programa de Pós-Graduação em História/PPH), secretário geral; e Tomás Nogueira Ribeiro (PCE), tesoureiro. Os Conselheiros Fiscais da gestão são Ewerton de Jesus Vieira (Programa de Pós-Graduação em Educação/PPE), Matheus Henrique da Silva (PPE) e Pedro Henrique Paiva Bernardo (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/PSE).

A nova gestão defende a integração e a participação dos pós-graduandos na construção coletiva de uma universidade mais justa e inclusiva, promovendo eventos e discussões acerca de pautas como a permanência estudantil, os direitos trabalhistas e previdenciários para os pós-graduandos, o reajuste anual da bolsa de pesquisa, entre outras. 

É possível acompanhar o trabalho da APG-UEM no instagram @apg.uem, e entrar em contato pelo e-mail: apg@uem.br