montagem campanha casa de apoio aahum

Campanha visa arrecadar doações de recursos financeiros, mão de obra ou materiais de construção para reforma de imóvel; fotos: Arquivo Documentação científica HUM

A Associação Amigos do Hospital Universitário Regional de Maringá (AAHU) lança, nesta segunda-feira (5), a campanha “Parceiros que abraçam! Sua doação é a chave da Casa de Apoio do HU”. A ação visa arrecadar recursos materiais e financeiros para adaptações e ampliações em imóvel adquirido em 2022, para possibilitar o funcionamento da Casa de Apoio aos familiares, acompanhantes e pacientes do HU.  

Segundo a AAHU, a Casa de Apoio é uma reivindicação antiga e extremamente necessária para um hospital público e regional. O imóvel fica na Avenida São Vicente de Paulo, 219, Parque São Jorge, a 450 metros do hospital, o que facilita o acolhimento de pacientes e familiares.

As obras estão orçadas em R$ 595 mil (meta da campanha). Quando concluídas, o imóvel passará de 110 para 257 m² de área construída, ao custo estimado de R$ 2,3 mil, o metro quadrado. As obras da fundação terão início nesta segunda-feira (5), com recursos que estão disponíveis em caixa.

Essa campanha visa sensibilizar a comunidade em geral, especialmente o empresariado de nossa cidade e região, para a importância dessa campanha de arrecadação, mobilizando-os a doar recursos financeiros, materiais de construção ou até prestação de serviços, como mão de obra de pedreiro, carpinteiro, eletricista, encanador, pintor, azulejista, entre outras do setor de construção civil.

Os projetos para a execução das obras foram doados pela empresa de Engenharia Paulo Moretti e já estão devidamente aprovados pelos órgãos competentes. A reforma prevê duas alas de dormitórios (feminina e masculina) com capacidade para atender até 30 pessoas por pernoite, banheiros, salas de estar e jantar, cozinha e lavanderia. Além de ofertar refeições no café da manhã, almoço e jantar, a Casa de Apoio disponibilizará aos usuários instalações adequadas e confortáveis para o descanso, bem como salas de TV e jogos e ainda uma brinquedoteca. Todo o atendimento prestado no local não terá custo aos usuários encaminhados pelo HUM.

Segundo a servidora aposentada da UEM e presidente da AAHU, Miriam Bardeja, a finalidade da Casa de Apoio é prestar atendimento aos pacientes que, muitas vezes, permanecem horas aguardando consultas e exames em bancos na frente do hospital ou se arriscam em viagens de volta ao município de origem para retorno a Maringá no dia seguinte. A Casa de Apoio também irá atender os acompanhantes de pacientes que ficam dias e até meses internados e que não possuem condições de se instalar e se alimentar dignamente enquanto aguardam o tratamento de seus entes queridos.

“A associação busca atender as necessidades urgentes, atuando onde o Estado não alcança, não tem agilidade ou recursos. Acreditamos que o acolhimento prestado em uma Casa de Apoio propicia uma recuperação mais rápida dos pacientes e mais conforto aos familiares e acompanhantes em um momento em que se encontram carentes de um amparo, como é a hora do tratamento de uma doença”, avalia Bardeja.

Enquanto a Casa de Apoio não entra em operação, os voluntários oferecem um café da manhã, que na maioria das vezes se torna a única refeição do dia. Atualmente, a assistência social do HUM tem contado com a colaboração de outras entidades de apoio para os casos de necessidade de pernoite, mas, segundo a Associação, são insuficientes e, às vezes, inacessíveis, pois os usuários não têm recursos para se deslocar até o local.

Para o reitor da UEM, Leandro Vanalli, o HU como o maior hospital público da macrorregião noroeste e 100% SUS, precisa de um apoio contínuo para o fortalecimento do dia a dia e melhor atendimento da população. “Como reitor da UEM, convido e peço a comunidade maringaense, da nossa região, dos nossos empresários e entidades que apoiem essa campanha e nos ajude a reformar e equipar esse espaço que vai proporcionar acolhimento e dignidade aos usuários e familiares que utilizam os serviços do HUM”.

Como doar

Doação em dinheiro: Pix 44 99844-4507 (Associação dos Amigos do HUM)
depósito em conta corrente: SICREDI – 748 - Coop 718 – C/C 10756-1
AAHU – CNPJ 03.664.345/0001-38

Doações de materiais de construção e mão de obra: Entrar em contato pelo
telefone (44) 99844-4507

AAHU

A Associação dos Amigos do Hospital Universitário Regional de Maringá, pessoa jurídica de direito privado, foi fundada no ano 2000 e é uma associação civil sem fins lucrativos. O objetivo é ajudar o HUM a prestar um atendimento de qualidade, eficiente e humanizado, com dignidade para os pacientes, bem como, assessorar e colaborar para que as instalações físicas sejam sempre adequadas ao bom desempenho de suas atividades, contribuindo com ações de humanização do ambiente hospitalar. O foco principal e razão de sua existência são os pacientes, familiares e acompanhantes que utilizam os serviços do HUM.

A instituição, formada por cerca de 50 voluntários, realiza eventos e promoções para arrecadar recursos por meio de promoções de eventos, bazares, convênios e doações, com os quais atende as demandas do hospital, sejam em equipamentos, materiais, medicamentos, entre outros.

Em 23 anos de trabalho, a Associação obteve o reconhecimento da sociedade com dois títulos. Um deles recebeu no ano passado do Instituto Selo Social, concedido em parceria com o Instituto Rogério Rosa/Embraed e as Prefeituras de Maringá, Paiçandu e Sarandi. A AAHU recebeu o selo pelo compromisso com dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, que é Saúde e Bem-Estar (3) e Parcerias e Meios de Implementação (17), declarados na plataforma do Selo Social a partir da elaboração de um projeto e dois impactos sociais em Maringá.

HUM

O complexo de saúde do Hospital Universitário de Maringá (HUM) desempenha um papel fundamental para o Município de Maringá, para a 15ª Regional de Saúde e para a Macrorregional Noroeste de Saúde do Paraná. Ele é o maior hospital público com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) da nossa região e impacta a vida de mais de 2 milhões de moradores de cerca de 115 municípios do noroeste paranaense.

Os serviços de internação são nas áreas médico cirúrgica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, incluindo a demanda de pacientes graves com duas UTIs para adultos, duas UTIs pediátricas e uma UTI neonatal.

Atualmente, soma em torno de 1,5 mil internações por mês, 4,5 mil cirurgias e 1,1 mil nascimentos por ano, 6 mil atendimentos mensais no pronto-socorro, 30 mil atendimentos por ano nos ambulatórios, mais de 600 mil exames laboratoriais e 60 mil atendimentos por ano só na unidade de emergência.