CAPA BOLETIM COVID 19

Presidente do Grupo Técnico responsável por monitorar o quadro na instituição reforça a importância da prevenção

Com o aumento de casos da Covid-19 nas últimas duas semanas na cidade, embora as internações continuem baixas, com um óbito registrado no período, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio de seu Grupo Técnico de Enfrentamento e Monitoramento da doença, alerta a população para não se descuidar da prevenção, especialmente com a chegada do Carnaval.

Nos dias desta festa pública, geralmente as pessoas se aglomeram, facilitando a contaminação pela subvariante do vírus. Reunido em fluxo constante, o Grupo Técnico da UEM tem analisado o quadro em nível nacional e também nas esferas do Estado e do Município.

Na última semana de janeiro deste ano, o Ministério de Saúde detectou uma diminuição no número de casos de Covid e um leve aumento na quantidade de óbitos em relação à semana anterior.

2020 05 20 Teste COVID Lepac Denis Bertolini 2 site

O professor Dennis Bertolini coordena o grupo técnico na UEM

Segundo o professor Dennis Armando Bertolini, presidente do Grupo Técnico e coordenador do Laboratório de Virologia do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina (DAB) da UEM, a concentração espacial de municípios com mais incidências está localizada nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, conforme observado nas duas últimas semanas.

No Paraná, com base no último Boletim Epidemiológico de 23 de janeiro de 2024, verificou-se o aumento 61,1% na média móvel de casos em relação há 14 dias, e a redução de 60% na média móvel de óbitos também na comparação do mesmo período de duas semanas.

Situação em Maringá

Bertolini diz que o último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Maringá, emitido na terça-feira (6), apontou aumento na quantidade de casos de Covid nos últimos 14 dias, incluindo a ocorrência de um óbito.

O número de internações continua baixo tanto em enfermaria quanto em unidades de Terapia Intensiva (UTI), adulto e pediátrica, significando que não estão ocorrendo casos graves.

O Hospital Universitário Regional de Maringá, apesar de não ser mais referência para a doença, ainda está internando pacientes da região. As pessoas com sintomas respiratórios são encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“O carnaval está chegando e representa um momento em que grande parte da população altera sua rotina para curtir o feriado e os dias de folia. No entanto, para aproveitar esse período em segurança, é importante que todos continuem atentos aos cuidados necessários para prevenir casos graves e óbitos pela Covid-19”, esclarece Bertolini.

CARNAVAL site site

A principal orientação é que se a pessoa estiver com algum sintoma respiratório ou for entrar em contato com alguém que esteja com alguma manifestação neste sentido, ou que pretende frequentar ambientes aglomerados, fechados, com pouca ventilação, o uso da máscara ainda é uma medida altamente eficaz no controle da transmissão. “A vacina continua sendo uma importante medida de controle, mantenha a sua vacinação atualizada”, recomenda o professor.

Além de recriar, em 2022, o Grupo Técnico, a Reitoria da universidade nomeou os integrantes do comitê para definir as medidas sanitárias de proteção que seriam tomadas. O objetivo é adotar medidas preventivas contra a contaminação, por meio de orientações e determinações dirigidas à comunidade universitária da UEM.

O grupo técnico tem a participação de profissionais de vários setores da UEM, incluindo o hospital universitário. A portaria de recriação do comitê passou a vigorar em 18 de novembro de 2022, com validade até 10 de outubro de 2026.