WhatsApp Image 2024 02 19 at 10.09.51

Em ambas, a comunidade, em consulta pública, decidiu reconduzir seus dirigentes para o mandato de mais quatro anos

O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli, acompanhou a posse da direção da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), na última quinta-feira (15), e também esteve presente na posse dos dirigentes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), na sexta-feira (16). As solenidades foram presididas pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona.

A Unicentro elegeu o reitor, vice-reitor, diretores e vice-diretores da universidade para os próximos quatro anos (2024-2028). O atual reitor Fábio Hernandes e o vice-reitor Ademir Fanfa Ribas foram reeleitos em consulta pública ocorrida em setembro de 2023.

A Unicentro foi criada em 1990 a partir da fusão de duas Faculdades: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava (Fafig) e a Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Irati (Fecli). Atualmente, a instituição oferece 40 cursos de graduação, 17 cursos de mestrado e 8 cursos de doutorado.

Unioeste

Alexandre Webber e Gilmar Mello, da Unioeste, também foram reeleitos para os cargos de reitor e vice-reitor. A consulta acadêmica para a escolha de dos ocupantes das duas cadeiras e ainda para a definição dos novos diretores de centro e do Hospital Universitário Universitário aconteceu em outubro de 2023

A Unioeste abrange um total de 94 municípios, sendo 52 municípios na região Oeste e 42 municípios na região Sudoeste. São cerca de 14 mil estudantes e 1,2 mil docentes.

As cerimônias de posse nas duas instituições reuniu, ainda, outros dirigentes de universidades estaduais públicas paranaenses, além de autoridades de vários setores, incluindo representantes dos poderes legislativo e executivo, entre eles deputados.

Lembrando já ter trabalhado com os reitores empossados, o reitor da UEM deseja êxito aos dirigentes nestes novos mandatos que se iniciam. Vanalli aproveita para reforçar a importância do sistema estadual de ensino superior público paranaense na vida da população e na contribuição para alavancar o desenvolvimento do Estado.

DSC 4901

Da esquerda para a direita: os reitores Fábio Martini (UENP); Marta Fávaro (UEL), Fábio Fernandes (Unioeste), Alexandre Webber (Unicentro), Salete Sirino (Unespar), Leandro Vanalli (UEM) e Miguel Sanches Neto (UEPG)