Arte edit 2

Universidade passa a ser centro aplicador de exame de língua portuguesa para estrangeiros; vagas são limitadas

O exame do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), que será aplicado na Universidade Estadual de Maringá (UEM) pela primeira vez, está com inscrições abertas até o dia 1º de março. As provas serão realizadas nos dias 25 e 26 de abril, no Instituto de Línguas (ILG), localizado no câmpus sede da UEM, e em outros centros aplicadores pelo Brasil e o mundo.

Os interessados devem se inscrever de forma on-line, pelo Sistema Celpe-Bras, vinculado ao site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As inscrições serão confirmadas mediante pagamento de taxa de R$ 259. A UEM oferta 12 vagas para a realização da prova, preenchidas por ordem de inscrição.

O exame atesta o domínio da língua portuguesa para refugiados, estudantes e outros estrangeiros residentes no Brasil ou no exterior. A certificação é necessária para que os migrantes possam ingressar no ensino superior, atuar no mercado de trabalho qualificado e solicitar a naturalização no país, entre outros.

O primeiro dia de avaliação consiste em um teste escrito, com foco em interpretação de diferentes gêneros textuais. No segundo dia, os candidatos passam por uma prova oral individual. Conforme o cronograma do Celpe-Bras, o resultado do exame será divulgado em 8 de julho.

Mais informações sobre a realização da prova na UEM podem ser encontradas no site do ECI. Em caso de dúvidas, também é possível contatar o e-mail celpebras@uem.br.

UEM como centro aplicador

Após um período de treinamento e avaliação, a UEM foi certificada pelo Inep como centro aplicador do Celpe-Bras, em novembro de 2023. A certificação foi conquistada após um trabalho conjunto entre o ILG, o Escritório de Cooperação Internacional (ECI), o Programa de Integração Estudantil (Prointe), o Departamento de Letras Modernas (DLM), o Departamento de Língua Portuguesa (DLP) e o Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE) da Universidade.

“O grande mérito dessa certificação é ser uma conquista coletiva, que envolveu professores e colaboradores de vários setores da Universidade. Ficamos bastante orgulhosos em termos a UEM como centro aplicador do Celpe-Bras, porque foi algo que buscamos por muito tempo”, destacaram a coordenadora adjunta do Celpe-Bras na UEM, Luciana Cabrini Simões Calvo e a pós-graduanda em Letras e colaboradora do ECI, Luana Oliveira. A coordenação da prova na Universidade fica a cargo da professora do DLP, Neiva Jung.

Conforme o ECI, a demanda chegou à UEM por meio da Prefeitura Municipal de Maringá. No Paraná, o exame era aplicado somente em Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu, com número máximo de inscritos. Agora, refugiados e migrantes que vivem em Maringá não precisam viajar para fazer a prova.

Curso preparatório

A UEM já oferece cursos de língua portuguesa para estrangeiros. As aulas são gratuitas e realizadas de forma remota ou presencial, por meio do Prointe. Existem turmas exclusivas para alunos nigerianos e paraguaios e, em breve, será aberta uma sala para chineses. Outras classes também são formadas por estudantes haitianos, sírios, afegãos e venezuelanos.

Agora centro aplicador do Celpe-Bras, a UEM também passará a ofertar um curso preparatório para 10 estudantes estrangeiros que virão ao Brasil por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). O curso ocorrerá de forma presencial, a partir de abril, em preparação para a segunda edição anual do exame do Celpe-Bras, marcada para outubro.

O Paraná Fala Idiomas (PFI) também organizará um curso preparatório, de forma remota, para atender a alunos estrangeiros da UEM e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O programa, vinculado ao governo do Paraná, ainda oferta outros cursos de português para a comunidade acadêmica internacional das IES estaduais, cujas inscrições se encerram nesta quarta-feira (21).