selo bce 50 anosAlém do selo, vários eventos serão promovidos ao longo deste ano para comemorar o cinquentenário

A Biblioteca Central (BCE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está completando 50 anos de existência em 2024. Para marcar a data e dar início às comemorações do quinquagésimo aniversário, a BCE acaba de lançar o selo comemorativo dos 50 anos.

O selo foi criado nas cores oficiais do órgão, que são amarelo e cinza, e o formato de página virada significa que a BCE vira a quinquagésima página de sua história na instituição.  A partir desta semana, o selo passa a ser utilizado em todos os documentos oficiais, redes sociais e demais materiais de divulgação do órgão.

Segundo a diretora da BCE, Márcia Regina Paiva, a comemoração do 50º aniversário da BCE terá uma programação especial no mês de outubro, durante a realização da 5ª Semana da Biblioteca. Estão previstas palestras, exibição de filmes, exposições e outras atividades voltadas tanto para a comunidade interna quanto para a externa.

“Há muito que comemorarmos. Este é um momento para reconhecer e celebrar a contribuição da biblioteca para a vida acadêmica e intelectual da comunidade universitária ao longo das décadas. É uma oportunidade para refletir sobre o progresso alcançado, os desafios enfrentados e as maneiras pelas quais a biblioteca continuará a evoluir para atender às necessidades, em constante mudanças, dos seus usuários. Também é uma ocasião para reconhecer o trabalho árduo e a dedicação dos bibliotecários e funcionários que tornaram possível o funcionamento eficaz da biblioteca e para expressar gratidão pela generosidade dos doadores e apoiadores que contribuem para o seu sucesso contínuo”, resume Paiva.

Em comemoração ao Dia do Bibliotecário, 12 de março, a Pró-reitoria de Ensino (PEN) e a BCE promovem a partir das 9h, no auditório da BCE, a palestra "Interfaces entre a Tecnologia e a Educação no Contexto da Inteligência Artificial" com o professor Flávio Rodrigues de Oliveira, do Departamento de Pedagogia (DPD). No período da tarde, das 13h30 às 17h30, no Laboratório de Informática da BCE, será oferecido o minicurso "Como utilizar o aplicativo Canva", com Rodrigo Holanda, da Ciência da Computação.

As vagas são limitadas e as inscrições para os dois eventos podem ser feitas de 1º a 11 de março na sede da BCE ou pelo e-mail sec-bce@uem.br, bastando apenas informar o nome completo, CPF, RA/matrícula e e-mail.

Em maio, também está prevista uma capacitação destinada aos servidores das bibliotecas da UEM, visando aprimorar seus conhecimentos e habilidades.

Apoio à educação, pesquisa e extensão

Desde 1974, a Biblioteca Central da UEM cumpre seu papel de apoiar o ensino, a pesquisa e extensão, oferecendo serviços às comunidades universitária e externa. Para atender o público, a BCE conta com uma área construída de 13.298 metros quadrados, uma das maiores do interior do País e a maior entre as bibliotecas públicas universitárias do Paraná. O prédio conta, inclusive, com um anfiteatro com capacidade para 160 pessoas.

A coleção geral da BCE é composta por 133.255 títulos e 492.053 volumes. O acervo é formado por obras de referência, títulos raros e especiais, livros, folhetos, publicações periódicas e seriadas, jornais, teses, publicações oficiais, mapas, manuscritos, CD-ROM, fitas de vídeo, DVD, partituras, microfichas, diapositivos, diafilmes, disquetes, entre outros.

À Biblioteca Central compete reunir, organizar, armazenar e divulgar os acervos, visando otimizar o uso do material bibliográfico e especial necessário aos programas acadêmicos. Além disso, proporciona serviços de informação para o desenvolvimento adequado do ensino, pesquisa e extensão, mantendo uma coleção dinâmica e atualizada. A BCE também promove o intercâmbio com outras bibliotecas e instituições, tanto nacionais quanto estrangeiras.

Conquistas da BCE

• Mudança para o prédio atual e sua subsequente ampliação proporcionaram um espaço físico moderno e adequado para abrigar um acervo cada vez mais diversificado e numeroso.
  • Informatização do acervo e dos serviços, facilitando o acesso dos usuários às informações e agilizando os processos de pesquisa e empréstimo.
  • Introdução de totens para auto-atendimentos.
  • Assinatura coletiva às Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná pela Fundação Araucária e Seti da Plataforma Minha Biblioteca, ampliando o acesso a recursos digitais, acompanhando a transição do manual para o digital que caracteriza a evolução das bibliotecas contemporâneas.