Estudante

Interessados devem preencher formulário de solicitação de matrícula; inscrições vão até 4 de março

Estudantes regulares e professores de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), podem se inscrever em disciplinas transversais oferecidas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os cursos são ofertados exclusivamente na modalidade remota e com vagas ilimitadas. O prazo para matrícula é até 4 de março. 

O projeto é coordenado pela UFPR, com apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e desenvolvido em parceria com mais oito instituições públicas paranaenses, incluindo as universidades estaduais de Maringá, Ponta Grossa (Uepg) e do Oeste do Paraná (Unioeste).

Interessados devem entrar em contato com o programa de pesquisa que estão inseridos e preencher o formulário de solicitação da matrícula na disciplina. As aulas serão ministradas ao vivo, de forma síncrona, com registro de presença na plataforma Moodle, da UFPR. 

A iniciativa é composta por nove disciplinas distribuídas nos dois semestres letivos. No primeiro semestre serão ofertadas as disciplinas: Metodologia de Pesquisa Científica; Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica; Inovação e Empreendedorismo; e Divulgação Cientifica e Popularização da Ciência.  

Serão abordadas questões fundamentais da pesquisa científica, técnicas e critérios para a produção de trabalhos acadêmicos, noções de estatística, métodos descritivos de visualização de dados, modelos estatísticos, fundamentos de economia, ferramentas de inovação, fundamentos de marketing, conceito de divulgação científica, comunicação pública da ciência e noções para a produção de conteúdos.

As disciplinas contam com professores, colaboradores e convidados de diferentes instituições de ensino, com o objetivo de favorecer a integração e a troca de experiências entre os diversos programas de pesquisa. 

É possível a equivalência dos créditos das disciplinas, sendo necessário que o estudante solicite o aproveitamento, podendo ser utilizado para equivaler uma disciplina da grade convencional, a critério do colegiado do programa de pesquisa.

Para outras informações entrar em contato pelo telefone (44) 3011- 4364 ou procurar a secretaria do seu respectivo programa de pesquisa. 

Fonte: Seti

 

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)