Curso voz

Promovida pela TDE, iniciativa é gratuita e ocorre em duas turmas, ambas no dia 6 de março; vagas são limitadas

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) oferta, a seus docentes e profissionais da voz, vagas para as turmas 4 e 5 do minicurso “Voz Profissional e o Profissional da Voz”, que ocorrem no dia 6 de março.

A iniciativa é promovida pela Divisão de Treinamento e Desenvolvimento (TDE) da Diretoria de Recursos Humanos (DRH), vinculada à Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH) da UEM. As aulas ocorrem na sala de treinamento da TDE, na PRH, localizada no Bloco P-03 do câmpus sede da UEM.

O curso é gratuito e direcionado a professores da Universidade ou servidores técnicos que atuem como profissionais da voz, com oferta de certificado de participação de 4 horas. Os interessados em efetuar a inscrição ou tirar dúvidas podem entrar em contato com a TDE pelo e-mail sec-tde@uem.br ou pelo ramal 5486.

A turma 4 terá aula das 8h às 12h, e a turma 5, das 13h30 às 17h30. Conforme a TDE, as inscrições estarão abertas até que se atinja o limite de vagas - 15 por período.

As turmas do dia 6 de março representam a 4ª e a 5ª edições do curso, que já atendeu à comunidade interna da UEM em outras três oportunidades, todas em 2023. Assim como nas edições anteriores, o minicurso será ministrado pela professora e fonoaudióloga Marisa San Germano da Luz, que discorrerá sobre o trato vocal e as melhores formas de usá-lo com eficiência.

A especialista também abordará o fortalecimento do músculo vocal, cuidados com a voz e formas de evitar a rouquidão, além de explicar porque o uso de pastilhas, balas e alimentos que causam a sensação de anestesia não são benéficos para o profissional da área.

Ainda segundo a TDE, uma sexta edição do curso está prevista para o dia 21 de março, das 13h30 às 17h30. As inscrições para essa turma ainda serão abertas.

 

Serviço

Minicurso “Voz Profissional e o Profissional da Voz”

Público-alvo: docentes da UEM e servidores que atuem como profissionais da voz.

Data: 6 de março de 2024.

Horários:

Turma 4 - das 8h às 12h.

Turma 5 - das 13h30 às 17h30.

Inscrições: entrar em contato com a TDE pelo e-mail sec-tde@uem.br ou pelo ramal 5486.

Ministrante: professora e fonoaudióloga Marisa San Germano da Luz.

Pontos abordados:

Como posso cuidar da minha voz?

Como a voz é produzida?

É possível mudar a qualidade da voz?

Fico rouco de vez em quando. O que faço pra melhorar?