IMG 20240221 121705859 HDR 1 1 site

Intitulada “Sindemias e Informações Geográficas”, iniciativa tem parceria com as secretarias municipais de Maringá

Galeria de fotos

Em evento realizado na manhã desta quarta-feira (21), o Departamento de Geografia (DGE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) apresentou os primeiros resultados do trabalho de mapeamento de informações oficiais feito pelo projeto Sindemias e Informações Geográficas, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Sasc). A reunião ocorreu no Auditório do Parque do Ingá, em Maringá.

O projeto Sindemias e Informações Geográficas é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em conjunto com as secretarias municipais. Segundo os organizadores, “Sindemias” é um neologismo que combina os termos “sinergia” e “pandemia”.

Na reunião, o projeto foi representado pelo chefe do DGE, Oséias da Silva Martinucci, pelo professor do DGE Estevão Garbin e pelo acadêmico de Geografia Kauan de Moura, que expuseram aos servidores da Sasc os primeiros resultados obtidos.

Na palestra intitulada “(Re)conhecendo os territórios do Centro de Referência de Assistência Social - Cras”, os pesquisadores da UEM apresentaram mapas que revelam a distribuição geográfica das famílias atendidas pelo Cras na cidade de Maringá. A parceria entre UEM e Sasc é uma das ações previstas no projeto para elaborar metodologias e produzir tecnologias para o sucesso do mapeamento de indicadores para a gestão pública.

O chefe do DGE, Oséias da Silva Martinucci, explicou que os dados apresentados são apenas o começo da pesquisa, que segue em andamento. O professor estima que, a partir dos dados obtidos e de outros que serão gerados, a Prefeitura Municipal de Maringá (PMM) poderá ampliar o alcance do atendimento oferecido pela Sasc, de forma qualitativa.

A diretora adjunta do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), professora Érica Fernandes Alves, esteve presente em representação ao reitor da UEM, Leandro Vanalli. Em discurso, ela lembrou que o projeto é uma das várias parcerias da Universidade com setores da PMM. Conforme a professora, a UEM está cada vez mais presente no cotidiano das comunidades maringaense e regional, o que reforça a pertinência do ensino, da pesquisa e da extensão oferecidos pela instituição.

O Superintendente da Sasc, Josivaldo Souza Reis, destacou a relevância dos dados para a formação de novas políticas públicas que visam o bem-estar social e a melhoria na qualidade de vida das famílias atendidas pela secretaria.

Também estiveram presentes no evento a secretária municipal de Assistência Social, Sandra Regina Jordão Jacovós, e o diretor do Centro de Zoonoses de Maringá, Eduardo Ribeiro.