Design sem nome 5

Seminário abordou o Pibid e o PRP; participaram alunos de outros câmpus, docentes da UEM e de escolas públicas

Galeria de fotos

No último sábado (24), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) promoveu o VII Seminário de Avaliação do Pibid e o III Seminário de Avaliação do Programa de Residência Pedagógica (PRP): em foco a formação de professores. O evento foi organizado pelas coordenadoras institucionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Luciana Lacanallo, e do PRP, Vania Matias de Souza, tendo o apoio do Pró-reitor de Ensino (PEN), Marcos Vinicius Francisco, e da Assessora de Programas e Projetos, Heloisa Toshie Irie Saito.

O seminário teve como um dos seus objetivos promover a socialização das experiências didático-pedagógicas na educação básica vivenciadas nos programas do Governo Federal destinados à formação de professores no país, o Pibid e o PRP. Além de apresentar a comunidade acadêmica da UEM, e as escolas parceiras destes programas, os materiais produzidos para a organização do trabalho educativo.2024 02 24 Ecerramento PIBID e Residencia Pedagogica 1640

As atividades foram desenvolvidas no Restaurante Universitário (RU), na Biblioteca Central (BCE) e nos blocos B-33, C-23, C-34 e D-34. O início do evento foi marcado por um café da manhã preparado e servido no RU, que, especialmente, funcionou no sábado para atender os participantes do seminário. Em seguida, acadêmicos, supervisores, preceptores e coordenadores de área foram para as salas debaterem em rodas de conversas as experiências, os limites e as possibilidades que a participação nos programas possibilitou a futura atuação profissional de cada licenciando. Também ocorreram apresentações de trabalhos orais, exposições de banners e materiais didáticos.

A cerimônia de encerramento ocorreu no RU e contou com a presença da vice-reitora Gisele Mendes, uma apresentação cultural de violinos executada pelo professor Paulo Luckman e as acadêmicas do curso de música, Maria Beatriz Carvalho Silva e Mariana Namie Inoue e uma palestra ministrada pelo professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Paolo Nosella.

Em discurso que valorizou o papel do professor na sociedade, Gisele Mendes, que também é professora no curso de Direito da UEM, comentou sobre a queda na procura por cursos de licenciatura e a importância dos programas de incentivo à docência. “Isso é muito grave porque sem professores a gente não tem educação no país. Sem educação básica não temos o ensino médio, o ensino superior, e não conseguimos formar profissionais. Então é importante o papel do Estado na educação básica e as bolsas auxiliam nisso”, afirmou. 2024 02 24 Ecerramento PIBID e Residencia Pedagogica 1551

“A educação é um direito de todos e dever do Estado e da família. Em um esforço conjunto entre a Universidade Estadual de Maringá e a sociedade, promovemos não só a formação profissional, mas também a formação do indivíduo como cidadão”, acrescentou.

Participaram do evento aproximadamente 500 pessoas, entre acadêmicos das diferentes licenciaturas dos câmpus de Ivaiporã, Cianorte e Maringá, professores das escolas públicas parceiras e professores da UEM. Foram apresentados 60 banners e 140 trabalhos orais que evidenciaram a relevância e as contribuições do Pibid e PRP, em regime de colaboração com as Instituições de Ensino Superior (IES) e Secretarias de Educação dos Estados e Municípios.