Tempo Capa

Encontro com os autores está previsto para terça-feira (5), a partir das 18h30, no Auditório da BCE

O Departamento de Psicologia (DPI), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realiza a exposição fotográfica “TEMPO”, que será apresentada na Biblioteca Central (BCE), entre os dias 4 a 15 de março. O projeto é dos arquitetos Ana Cattani e Airton Cattani. 

Observando as mãos de pessoas, eles perceberam como o tempo também pode se manifestar neste detalhe do corpo humano, ao mostrar vidas diferentes, com ritmos e inserções sociais múltiplas, e em etnias e gêneros variados. A partir do outono de 2022 fotografaram centenas de mãos, desde recém-nascidos até pessoas de 100 anos e o resultado desta pesquisa etnofotográfica será mostrado na exibição. 

Tanto na exposição quanto em uma publicação de mesmo nome com 224 páginas, as imagens em preto e branco são dispostas cronologicamente e identificadas apenas pelas iniciais e idade dos fotografados. Quando observadas em seu conjunto, as fotografias podem ser vistas como um amplo retrato da diversidade da vida, tornando a exposição sensível, humana e, em uma aparente contradição com o tema, atemporal. 

A distribuição linear das fotografias procura propiciar ao visitante uma oportunidade de refletir sobre a vida, a situar-se em relação à vida que já passou e a vida que há pela frente, e também a pensar na maneira como nossas mãos também podem nos representar e ser uma das características de nossa personalidade. 

“A sequência de 101 fotos apresentadas permite perceber de maneira sutil as mudanças que o tempo produz em nossa pele e em nossa estrutura óssea e muscular”, relata o arquiteto e fotógrafo Airton Cattani, professor titular do curso de Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. 

Além das marcas naturais dos anos que passam, outros indícios da passagem do tempo nas mãos podem ser percebidos em detalhes como tatuagens, cicatrizes, marcas acidentais ou intencionais e de trabalho mais ou menos duro. “Estamos felizes com o resultado e queremos compartilhar com o público de Maringá e região”, completa a arquiteta Ana Cattani, que tem entre suas atividades a produção de produtos autorais em papel. 

“A fantasia de congelar o tempo por meio da fotografia produz efeitos curiosos neste livro e na exposição, pois o que se revela é o tempo como movimento e transformação. Afinal, estar vivo é estar submetido ao tempo, ao jogo dos começos e dos fins,” escreve na apresentação a psicanalista Aline Sanches, professora do DPI/UEM. “Mãos carregadas de marcas do tempo, este tempo que nos cativa e que tentamos de alguma forma reter”, registra a artista visual Maristela Salvatori, professora do Instituto de Artes da UFRGS e curadora da exposição que ficará na UEM. 

WhatsApp Image 2024 03 06 at 13.23.22

A exposição Tempo oferece a opção em braile, um diferencial das demais

Um encontro com os autores está previsto para terça-feira (5), a partir das 18h30, no Auditório da BCE, quando o público poderá conhecer mais detalhes deste projeto em uma mesa redonda coordenada pela professora Aline Sanches, tendo como debatedor o professor Murilo Moscheta, ambos do DPI. 

 

Serviço 

Evento: Exposição fotográfica “TEMPO”; 

Promoção: Departamento de Psicologia da UEM; 

Datas e horários: de 4 a 15 de março de 2024, de segundas às sextas-feiras, das 8h às 22h; aos sábados, das 7h30 às 12h45; 

Local: Biblioteca Central da UEM.