WhatsApp Image 2024 02 27 at 15.38.04Professores da UEM são técnicos e orientadores para alunos de escola pública na competição

O projeto de extensão Manna Team, do Departamento de Informática (DIN), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está concorrendo no Campeonato Nacional de Robótica em Brasília que se iniciou hoje (27 de fevereiro) e vai até o próximo domingo (2 de março). O projeto é coordenado pela professora Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, que acompanha os times em Brasília durante o torneio.

A competição em questão é para estudantes de escolas públicas e os professores da UEM estão à frente do projeto como orientadores e técnicos para a competição nacional. 

O Manna Robotics é uma das principais iniciativas de Robótica do Brasil e do mundo, congregando universidades e escolas públicas em ações e atividades que envolvam as diversas oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal proporcionados pela Robótica.

A professora Linnyer explica que “o foco desta delegação de paranaense, formada por estudantes e professores das escolas públicas estaduais, professores da rede municipal e professores universitários, está em representar o Paraná e trazer o troféu para o Estado. Assim, garantimos nossa vaga na etapa internacional.”  

Segundo ela “o MannaTeam quer promover um campeonato nosso, que possa incentivar, engajar e motivar jovens e adultos. Como líder, também quero acentuar o crescimento dos nossos estudantes do Manna Robotics, bem como o apoio do diretor do Padre Morelli e da diretora do Colégio Estadual. Tudo o que vemos aqui é a política pública em ação, com apoio da Fundação Araucária, da Seti [Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior], do CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico], do MCTI [Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação] e da Softex [Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro]. Um baita exemplo.” 

Este ano, as equipes formadas por estudantes do Manna Team do Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli e do Colégio Estadual de Curitiba foram classificadas e inscritas para a etapa nacional dos torneios nacionais da FIRST.