Meditação transcedental prática 1 1Próximo curso de terapia alternativa começa no dia 4 de março; vagas são limitadas a 50 participantes

A primeira turma de 2024 do curso de Meditação Transcendental (MT) realizado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), já tem data marcada. O treinamento será realizado de 4 a 8 de março, das 18h às 21h, no Auditório Ney Marques, no câmpus sede da UEM, e será ministrado pelo instrutor da Associação Internacional de Meditação (SIM), Gustavo Cerna Herrera. 

Após a primeira semana de março, os participantes terão encontros diários de 20 minutos para realizar a prática ao longo de seis meses. As vagas são limitadas a no máximo 50 participantes e estão abertas à comunidade interna e externa da UEM. 

O curso será integralmente subsidiado para os participantes que se comprometerem e cumprirem a frequência mínima estipulada de 75% ao longo dos seis meses e 100% na primeira semana. 

Resultados na primeira semana 

Ao longo de 2023, foram formadas quatro turmas de meditantes, que começaram a sentir os benefícios da prática já na primeira semana, inclusive os mais céticos, como o estudante de Química da UEM, Wilian Vidotto da Costa. Ele afirma que no começo estava um pouco desconfiado e incrédulo, mas após a primeira semana de práticas mudou de opinião. “Estava sentindo muita dor na parte da nuca e pescoço, por conta do trabalho no computador, e acordava sempre cansado. Agora estou acordando mais disposto, mais leve, mais tranquilo e percebi que as tensões diminuíram bastante”, conta. 

meditação Wilian Costa e Angela Oliveira 1

Wilian Costa e Angela Oliveira revelam benefícios em poucos dias de práticas meditativas

A MT traz benefícios também para a saúde mental. Angela Maria de Siqueira Oliveira, de 56 anos, teve seu primeiro contato com a Meditação Transcendental no ano passado. Ela conta que sofre de depressão desde a adolescência, mas sempre manteve uma fachada de felicidade, escondendo seus problemas internos. Ela conta que a meditação lhe trouxe uma libertação pessoal, permitindo que sinta uma paz interior mais genuína. “Nem os medicamentos, quando eu tomava, me traziam esse equilíbrio, essa facilidade de levar a vida sem fazer tanto esforço para lutar contra a depressão. Sei que ainda estou começando meus passos na meditação transcendental, mas fico imaginando como será bom conseguir realmente dizer que estou feliz, exatamente como eu aparento ser feliz”, relata. 

O curso, que faz parte do projeto de extensão “Terapias Alternativas como Ferramentas para o desenvolvimento do Bem-Estar Individual e Coletivo”, conta com apoio da Associação Internacional de Meditação (SIM) e da Herbarium. 

CRONOGRAMA 

04/03/2024: Palestra inicial das 18h às 21h

05/03/2024: Primeira meditação individual (duração de aproximadamente 1h - a definição do horário de cada aluno ocorrerá na palestra do dia 4 de março)

06 a 08/03/2024: Palestras e meditação em grupo das 18h às 20h 

Observação: A presença é obrigatória na primeira semana do curso 

De 11/03/2014 em diante: as atividades constarão de encontros diários com 20 minutos de duração no Auditório Ney Marques da UEM por, pelo menos, seis meses. Serão oferecidas duas possibilidades de horário: 7h10 ou 17h30. Nesta etapa do curso, será obrigatória a frequência mínima de 75% 

SERVIÇO

Curso de Meditação Transcendental da UEM

Quando: de 4 a 8 de março, das 18h às 20h

Onde: Auditório Ney Marques, câmpus sede da UEM

Formulário de inscrição

Informações: (44) 99987-8151 / https://www.instagram.com/meditacaouem/