Odontologia

Ação discutiu casos clínicos dos projetos de extensão do curso e organizou um espaço para a produção de saúde

Nos dias 19 a 23 de fevereiro, o Departamento de Odontologia (DOD), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizou o evento científico “Seminários da Clínica Ampliada”. Com a participação de professores e acadêmicos, o evento discutiu casos clínicos de 20 projetos de extensão desenvolvidos pelos professores do curso de Odontologia. 

Os projetos participantes apresentaram casos clínicos relacionados às diversas especialidades da Odontologia, numa abordagem integral do cuidado e de clínica ampliada, que buscam promover a saúde e dar assistência odontológica aos pacientes de Maringá e região.

Projetos

  • Projeto Descontaminação bucal na Clínica Odontológica da UEM e na unidade de terapia intensiva do HUM;  

  • Projeto Vida: Atenção odontológica a pacientes quimioterápicos e radioterápicos;

  • Projeto Pró-implante: Ações em saúde bucal no cuidado de indivíduos com implantes dentários; 

  • Projeto Ambulatório de cirurgia ortognática;

  • Projeto Atendimento odontológico a adolescentes portadores de dependência química;

  • Projeto C.E.M. Trau - Odonto = Centro Especializado Maringaense de Traumatismos em Odontologia;

  • Projeto Pacientes com Necessidades Especiais (PNE);

  • Projeto Promoção da saúde bucal nos diferentes ciclos de vida: gestantes e bebês;

  • Sorrindo com saúde na terceira idade;

  • Projeto LEBU: Diagnóstico, tratamento e epidemiologia das doenças da cavidade bucal;

  • Projeto Reabilitação oral de pacientes com edentulismo total e parcial;

  • Projeto Inserção de ações em saúde bucal junto à pastoral da criança nos municípios de Mandaguari e Sarandi-PR;

  • Projeto Avaliação de freio lingual e realização de frenectomia em bebês e crianças de até 6 anos de idade;

  • Projeto Atenção odontológica do paciente infantil sistemicamente comprometido por desordens hematológicas;

  • Projeto Sorriso Odonto UEM;

  • Projeto Atenção odontológica aos pacientes pré e pós-transplantados renais;

  • Projeto Sorrir com Saúde: educação e promoção de saúde bucal para a aquisição de hábitos saudáveis desde a infância;

  • Projeto Pequenos gestos grandes sorrisos.

  • Projeto Participação da Odontologia/UEM na inclusão social da comunidade Lins de Vasconcellos/Conjunto Requião 

  • Projeto Ortodontia Corretiva: estudo e tratamento.

Essa iniciativa ocorre ao longo dos últimos 17 anos. Anualmente, os seminários são desenvolvidos por equipes compostas de acadêmicos do 3°, 4° e 5° ano de graduação, tutorados por docentes, doutorandos e mestrandos, que acompanharam o exercício do planejamento integrado, do estudo do contexto do paciente e realização do projeto terapêutico singular. O 1° ano da graduação participa como ouvinte. 

Para a acadêmica do 4° ano Camila Arissa Nakamura, os seminários reforçam a importância de um trabalho não apenas focado em uma especialidade, mas a necessidade de enxergar o paciente como um todo, considerando sua individualidade e o contexto que está inserido. “Entendemos que o tratamento de um paciente deve passar por um planejamento integrado, em que cada área dá a sua contribuição e, através do diálogo e discussão, resulta em um melhor atendimento. Enquanto aluna de graduação, os seminários me ajudaram a exercitar esse trabalho em equipe, tanto entre os alunos, quanto com os professores, me levando a enxergar os atendimentos de forma mais humanizada e ampliada" comenta Nakamura.  

A professora Neli Pieralisi, coordenadora dos Seminários da Clínica Ampliada, reforça que "o aluno vai amadurecendo ao longo do percurso no curso de Odontologia e os seminários auxiliam muito nesse processo, uma vez que eles iniciam a participação no 3° ano e caminham até o 5° ano neste exercício de aprender em equipe ampliada. Observar as diferentes visões de alunos, docentes das diversas especialidades, sobre o mesmo caso, aprender a escutar e a dialogar de maneira profissional, tem trazido benefícios para os pacientes, para a formação dos alunos, para o curso e para a sociedade. E este aprendizado é crescente, uma vez que ao longo de tantos anos, as mudanças vêm acompanhando as necessidades, trazendo sempre evidências científicas atualizadas e discutindo as práticas adequadas a cada caso”. 

A integração da graduação com a pós-graduação no ensino, pesquisa e extensão têm sido incentivada há mais de 10 anos no DOD. Esta iniciativa foi reconhecida pelo Prêmio do Guia do Estudante em 2012 e vem sendo aprimorada ao longo dos anos. O professor Cleverson de Oliveira e Silva, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada (PGO), destaca que "a participação dos pós-graduandos nos Seminários da Clínica Ampliada permite que esses futuros docentes tenham uma experiência desta integração com a graduação, além de oportunizar uma visão clínica e social para os futuros pesquisadores. É uma proposta extremamente importante com benefícios mútuos para todos os envolvidos". 

De acordo com o mestrando Janus Micael Targa Ferreira, a edição deste ano proporcionou aos discentes e docentes um momento único de discussão na aplicação e desenvolvimento de casos clínicos, na qual diferentes caminhos foram demonstrados para proporcionar um tratamento de qualidade aos pacientes. Além disso, o evento ensinou aos pós-graduandos a exercerem a função de docente, pois participaram ativamente de atividades como avaliação, organização do evento e controle de frequência dos alunos da graduação. Os seminários destacaram a importância e a excelência dos projetos de extensão do curso de Odontologia da UEM, valorizando o trabalho desenvolvido e contribuindo significativamente para a comunidade acadêmica, científica e principalmente, para os grupos de maior vulnerabilidade.

A clínica ampliada do curso de Odontologia da UEM foi premiada no Concurso "O SUS que dá certo", em comemoração aos 10 anos da Política Nacional de Humanização. A professora Mitsue Fujimaki relembra que a missão é "construir laços entre ensino, serviço e comunidade, para realizar um cuidado humanizado, qualificado e resolutivo, conferindo aos usuários do SUS a autonomia na manutenção de sua saúde. Esta proposta, vinculada à Política Nacional de Humanização, foi iniciada em 2007 no Departamento de Odontologia por muitas mãos, mentes e corações, compreendendo a importância da integralidade da atenção, do cuidado humanizado e da produção de saúde”. 

A iniciativa ainda tem destaque, pois coloca o usuário e suas necessidades como o centro do cuidado. Além de trazer a reflexão conjunta de profissionais de saúde, que ampliam o olhar para o contexto de vida das pessoas e buscam soluções para a produção de saúde. Assim, criam espaços na formação dos futuros docentes e profissionais para as respostas às doenças, mas principalmente, do encontro e do cuidado com o outro ser humano, que urge silenciosamente por orientação para uma vida digna e com saúde.