1a Conferência de Arte e Cultura da UEM 2 site

Organizado pela DCU e pelo Comitê Gestor Cultural, evento é a primeira das quatro etapas dos Fóruns Temáticos

Nos dias 13 e 14 de março, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) promove o Fórum Temático - Etapa 1: quem faz arte na UEM?, coordenado pela Diretoria de Cultura (DCU) e pelo Comitê Gestor Cultural. O evento ocorre no câmpus sede e discutirá as políticas culturais na UEM, reconhecendo suas demandas e repercussões para fora dos muros da universidade.

A cerimônia de abertura será às 13h30, do dia 14, no Auditório da Pró Reitoria de Ensino (PEN) e conta com a presença de Luciana Casagrande Pereira, secretária Estadual de Cultura. O Fórum Temático reúne o secretário municipal de Cultura Victor Simião, discentes, pessoas egressas, docentes, agentes universitários dos câmpus da UEM, membros do Comitê Gestor Cultural e membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais (Cmpc).

Organizado em quatro etapas (março, maio, junho e julho), os fóruns antecedem a realização da 1ª Conferência de Cultura da UEM, que ocorre em agosto deste ano com o objetivo de aprovar o Plano de Cultura da Universidade.

A realização da primeira etapa em três turnos distintos objetiva a presença de mais pessoas interessadas. A DCU reforça que a participação é fundamental para a construção de um plano de cultura capaz de abranger e ordenar as múltiplas reivindicações em metas e diretrizes para a cultura na UEM.

13/03 - 19h às 22h30 - Auditório da Biblioteca Central

19h às 19h30 - Apresentação “Retocando a Viola”, de Jean Michel (egresso do curso de Música).

19h30 às 21h - Mesa 1: quem faz arte na UEM? - com Prof. Dr. Sérgio Trajano Franco Moreiras (DTC/Umuarama), Maysa Ribeiro (discente do curso de Comunicação e Multimeios) e Prof. Me. Pedro Carlos de Aquino Ochôa (agente universitário/diretor de teatro).

21h às 22h30 - Mesa 2: da UEM para Maringá - Victor Simião (secretário de Cultura de Maringá e mestrando do PGC), Aline Luppi (egressa do curso de Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro) e Soraya Tori (membro do Cmpc e egressa do curso de Artes Visuais).

Mediação: Prof. Dr. André Luís Rosa (Diretor de Cultura e professor do DMC - Artes Cênicas).

14/03 - 8h30 às 12h - Auditório da Biblioteca Central

8h30 às 10h30 - Mesa 1: quem faz arte na UEM? - com Prof. Dr. Sidmar Gomes (DMC - Artes Cênicas), César Augusto Silva (membro do Cmpc e discente do curso de Artes Visuais) e Márcia Regina Paiva (agente universitária/Diretora da BCE).

10h30 às 12h - Mesa 2: da UEM para Maringá - Victor Simião (Secretário de Cultura de Maringá e mestrando do PGC), Gabriela Narumi (egressa do curso de Artes Visuais) e Miguel Fernando (mestrando do PPH e Presidente do Cmpc).

Mediação: Profª. Me. Andréia Anhezini da Silva (DMC - Música).

14/03 - 14h às 17h30 - Auditório da PEN (Bloco B-33)

13h30 Cerimônia de abertura com Luciana Casagrande Pereira (Secretária Estadual de Cultura).

14h às 16h - Mesa 1: quem faz arte na UEM? - com Profa. Dra. Sheilla Patricia Dias de Souza (DTP - Artes Visuais), Roriê Gimenes (discente do curso de Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro) e Prof. Me. Jairo José Botelho Cavalcanti (agente universitário/músico).

16h às 17h30 - Mesa 2: da UEM para Maringá - Victor Simião (Secretário de Cultura de Maringá e mestrando do PGC), Mariana Hammerer (egressa do curso de Música, docente do curso de Música e diretora do Festival Internacional de Corais de Maringá) e César Augusto Silva (membro do Cmpc e discente do curso de Artes Visuais).

Mediação: Prof. Dr. Luciano Matricardi de Freitas Pinto (DMC - Artes Cênicas).

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)