PHOTO 2024 03 06 09 06 18 1

Ao todo, 17 projetos da Universidade foram reconhecidos por sua contribuição com o desenvolvimento sustentável

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi certificada, pelo segundo ano consecutivo, com o Selo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Educação. A cerimônia que entregou os certificados à Universidade e a mais 38 instituições de ensino ocorreu nesta terça-feira (5), na Escola Paulista da Magistratura (EPM), em São Paulo-SP. A vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, compareceu à premiação.

A UEM já havia recebido a certificação no ano passado, por meio de diferentes projetos de extensão e pesquisa inscritos em 2022. Na edição atual, referente ao ano de 2023, 17 projetos da Universidade foram certificados por sua contribuição com 14 dos 17 ODS - Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-Estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água Potável e Saneamento; Energia Limpa e Acessível; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Vida na Água; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e Parcerias e Meios de Implementação.

Ao todo, as iniciativas da UEM inscritas na plataforma do Selo Social somaram 63 ações de impacto e beneficiaram mais de 76 mil pessoas, conforme os avaliadores. Ao fim da matéria, você pode conferir a lista de projetos da UEM premiados.

Além da vice-reitora, Gisele Mendes, também representaram a UEM na cerimônia o pró-reitor de de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD), Maurício Reinert do Nascimento, o presidente do Comitê Gestor Ambiental (CGA), Rodrigo Camilo, a servidora técnica do CGA, Priscila Ayumi Sybuia, e a professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), Leila Pessôa da Costa.

Selo ODS Educação

A certificação do Selo ODS Educação é realizada pelo Instituto Selo Social, com apoio do UnB 2030 e do GT Agenda 2030. A iniciativa tem o intuito de reconhecer projetos que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de estimular a participação das unidades de educação no alcance das metas da Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A anfitriã desta segunda edição do evento foi a Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” (Unesp). Os organizadores certificaram 360 projetos desenvolvidos por 39 unidades de ensino públicas e privadas, que somaram 889 impactos sociais e mais de 550 mil pessoas atendidas.

A programação do evento incluiu uma mesa redonda com o tema “Diálogos sobre os ODS na educação”, que contou com representantes da Comissão Nacional Para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), do Instituto Selo Social, da Rede Temática de Extensão Unesp Agenda 2030, da Rede Estratégia ODS, da UnB 2030 e do Programa Cidades Sustentáveis.

A participação no Selo ODS é on-line e gratuita. Os candidatos devem cadastrar projetos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, além de promover espaços de discussão sobre ODS na instituição e demonstrar sua contribuição com o ODS número 4 - “Educação de Qualidade”.

As inscrições para a edição de 2024 já estão abertas e devem ser realizadas por meio deste link.

Projetos da UEM certificados

Análises em Saneamento Ambiental - Coordenação: professora Claudia Telles Benatti.

A planície de inundação do alto rio Paraná - Coordenação: professora Claudia Costa Bonecker.

Capoeira em apoio à infância e juventude - Coordenação: professor Felipe de Oliveira Matos.

Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana (CerAUP/UEM) - Coordenação: professor Ednaldo Michellon.

Conectinova - Coordenação: professora Keila de Souza Silva.

Educação Ambiental para a conservação dos morcegos - Coordenação: professor Henrique Ortêncio Filho.

Eficiência energética nas instalações dos câmpus da UEM - Coordenação: professora Doralice Aparecida Favaro Soares.

Enactus/UEM - Coordenação: professora Leila Pessôa da Costa.

Incubadora e unidades de referência como estratégia no processo de incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) para disseminação de tecnologias sociais sustentáveis nos meios rural e urbano, sob a ótica da economia solidária - Coordenação: professora Mara Lucy Castilho.

Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (Lepac) - Coordenação: professora Regiane Bertin de Lima Scodro.

Logística reversa e coleta seletiva: aprendendo com o Juca, mascote do Mudi, sobre sustentabilidade - Coordenação: professora Sônia Trannin de Mello.

Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (Neddij) - Coordenação: professora Ednéia José Martins Zaniani.

Núcleo de Vivência em Futebol do Centro de Excelência em Estudos e Pesquisas do Futebol da UEM (Ceepf-UEM) - Coordenação: professor Leandro Rechenchosky.

Processamento sustentável e caracterização de produtos e subprodutos agrícolas - Coordenação: professora Beatriz Cervejeira Bolanho Barros.

Rede Pólen pelo Clima: Pesquisa-ação colaborativa com ênfase na educação ambiental e mudanças climáticas - Coordenação: professora Ana Tiyomi Obara.

Restaurante Universitário: Política institucional de apoio e permanência dos estudantes na Universidade Estadual de Maringá - Coordenação: professor Wilson Rinaldi.

SOS Águas do Norte Paranaense: Redes de pesquisa e extensão - Coordenação: professora Evanilde Benedito.