2024 03 06 CIELLI 2024 61

Proposta é orientar a discussão sobre ensino, aprendizagem e avaliação de línguas e literaturas em sociedade global

Galeria de imagens

Foi realizada hoje (6), pelo Programa de Pós-Graduação de Letras (PLE), no Auditório da Biblioteca Central (BCE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a cerimônia de abertura do VI Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (Cielli), com o tema Línguas e literatura em uma sociedade global: múltiplas perspectivas e múltiplos contextos. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM (PPG), Mauro Ravagnani, esteve presente representando a reitoria. O evento ocorre até o dia 8.

Vão ser realizadas: conferências; mesas-redondas; simpósios; comunicações individuais e atividades artístico-culturais. O colóquio reúne, bianualmente, pesquisadores dedicados ao campo dos Estudos Linguísticos e Literários. 

A proposta é de orientar a discussão sobre o ensino, a aprendizagem e a avaliação de línguas e literaturas em uma sociedade "glocal" (neologismo resultante da fusão dos termos global e local, ela se refere à presença da dimensão local na produção de uma cultura global), considerando seus aspectos locais, além de suas diversas perspectivas teórico-metodológicas, visando ao desenvolvimento e à consolidação de pesquisas nessas áreas do conhecimento. 

Além do pró-reitor do PPG, compuseram a mesa de honra da cerimônia: a professora e presidente da Comissão Organizadora do evento e coordenadora do PLE, Josemayre Novelli; a diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Nilza Sanches Tessaro Leonardo; o professor e coordenador da área de Linguística e Literatura da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), José Sueli de Magalhães; a professora e chefe-adjunta do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias (DLT), Marcele Aires Franceschini; o professor e chefe do Departamento de Língua Portuguesa, Pedro Navarro e o professor e chefe do Departamento de Letras Modernas (DLM), Fábio Lucas Pierini.

 

 2024 03 06 CIELLI 2024 63

 

O pró-reitor do PPG, Mauro Ravagnani, afirmou que “esse evento é importante para instituição, ele merece essa posição que nós estamos dando a ele, e para todos os alunos de graduação e de pós-graduação. Ele é importante e fundamental, porque a nossa formação com os recursos humanos qualificados, não se dá apenas na sala de aula, não se dá apenas no laboratório, não se dá apenas naquele ambiente onde eu desenvolvo minha tese, minha dissertação, mas também nos ambientes de troca, de questionamento, de debate, é aqui que a gente cresce e que a gente se desenvolve”.   

 

 2024 03 06 CIELLI 2024 37

 

Para a coordenadora do evento, Josemayre Novelli, “é notório enfatizar que o Cielli também avança e torna-se ainda mais inclusivo ao oportunizar a integração da pós-graduação com a graduação. Ele cumpre a tarefa de diálogo entre a pesquisa acadêmica e a iniciação à ciência e as pesquisas strictu senso. Essa prática adotada em suas últimas edições amplia seu objetivo primário, e a presença de trabalhos desenvolvidos por acadêmicos de graduação é crescente, envolvendo também resultados de pesquisa oriundos de programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e a Residência Pedagógica, por exemplo, além dos institucionais, tradicionalmente conhecidos e reconhecidos, o Programa de Iniciação Científica (PIC) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic). Dessa forma, essa integração oportuniza a vivência dos graduandos no desenvolvimento de pesquisas e contribui para a aprendizagem sobre fazer pesquisa e sua importância para o desenvolvimento da sociedade. Consequentemente, incentiva e prepara os graduandos para ingressarem no próprio PLE ou em outros programas de pós-graduação.”. 

Também estiveram presentes: o professor e coordenador do curso de Letras, Weslei Roberto Candido; o professor e coordenador adjunto do PLE, Neil Armstrong Franco de Oliveira; a diretora da Biblioteca Central (BCE), Márcia Regina Paiva; a coordenadora de Biodiversidade da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Evanilde Benedito, professora da UEM e membro do Nupélia; professores; servidores; acadêmicos de graduação e pós e convidados.

 

 2024 03 06 CIELLI 2024 30 site

 

Para abrilhantar a cerimônia de abertura, o duo “Arianos”, realizou uma apresentação musical