2024 03 18 Entrega Certificados ODS 2235 1Universidade prestou tributo a 39 servidores por ações sustentáveis, em evento no Sesc Maringá, na noite de ontem

Galeria de Imagens

Trinta e nove representantes de 44 projetos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), reconhecidos por sua contribuição com o desenvolvimento sustentável, receberam homenagens, na noite de ontem (18), em evento “O papel das Universidades no Cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, realizado no auditório do SESC Maringá.  

O trabalho envolveu inúmeros servidores da UEM e garantiu no ano de 2023 dois selos e uma certificação para a Instituição. A Certificação Selo ODS foi obtida com o desenvolvimento de 34 projetos, o Selo Social Maringá, 18 projetos, e o Selo ODS Educação, 16 projetos. 

A noite de homenagem foi organizada pela Reitoria, pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD), pelo Comitê Gestor Ambiental (CGA) e pelo Escritório de Projetos e Processos (EPP), da UEM.  

Os homenageados participaram ativamente, em 2023, dos programas Selo Social Maringá, Selo ODS Educação e da Certificação ODS, onde a UEM recebeu o Selo Ouro. Segundo o presidente do Comitê Gestor Ambiental da UEM, Rodrigo Camilo, o reconhecimento não apenas celebra as realizações individuais, mas também fortalece o compromisso coletivo com a promoção do desenvolvimento sustentável em nossa comunidade acadêmica. 

2024 03 18 Entrega Certificados ODS 1843 1A vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, participou da cerimônia e comentou a importância das conquistas da UEM, que, pelo segundo ano consecutivo, obteve reconhecimento de seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). “Essa agenda deveria ter sido cumprida até 2015. Não foi, mas despertou muita curiosidade no mundo, incentivo e colaboração mútua no sentido de se pensar um mundo melhor, mais sustentável, no sentido também de proteção às pessoas, erradicação da fome, combate à pobreza, desenvolvimento da igualdade, proteção ao meio ambiente. Os ODS foram estabelecidos em 2015 para serem cumpridos até 2030, ou seja, estamos na metade do caminho e ainda há muito a se fazer. E a UEM está cumprindo a sua parte. A Universidade ganhou o Selo Social ao cumprir três dos 17 ODS e o selo ODS Educação, com 14 objetivos. Todos os envolvidos nestes projetos da UEM foram, merecidamente, homenageados na noite de ontem. Em 2024, vamos continuar o trabalho para um mundo mais sustentável e justo.” 

O evento contou com um painel de discussões, que proporcionou diálogos e reflexões sobre o compromisso das universidades no alcance dos ODS. Para debater o tema, estiveram presentes o coordenador-geral da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), Luis Paulo Gomes Mascarenhas; o diretor de Planejamento Estratégico do Instituto Selo Social, Fernando Assanti; e a diretora da Biolist Soluções Sustentáveis, Priscila Brustin. A mediação do debate ficou a cargo do professor da UEM e presidente do Comitê Gestor Ambiental, Rodrigo Camilo. 

Prestigiaram o evento, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Maurício Reinert do Nascimento; secretária da Criança e do Adolescente, Amalia Donegá; vice-reitora do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), Marcela Favero; e membro do Conselho Superior da  Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), Elflay Miranda.

ODS: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Veja lista de projetos da UEM e homenageados neste link.