Enactus site site

Projeto finaliza atividades com impactos positivos na comunidade migrante e nas políticas públicas de Maringá

O projeto de extensão Enactus, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), encerrou as atividades do projeto Lavi destinado a demandas da comunidade de migrantes e refugiados. Durantes os últimos três anos, o projeto beneficiou, ao todo, 12 migrantes naturais do Haiti, Venezuela, entre outros países. As ações contribuíram para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico e ODS 10 - Redução das Desigualdades. 

Inicialmente, a Enactus promoveu o projeto Raízes e Asas, cujo foco era o ensino de português para os francófonos, depois com o projeto Lavi, o objetivo foi concentrar-se na empregabilidade dessa população. Durante todo o processo, o Lavi teve uma atuação efetiva e com resultados expressivos nas ações desenvolvidas com a Secretaria de Juventude, Cidadania e Migração (Sejuc), da Prefeitura de Maringá, e empresas parceiras.

Alguns exemplos são o Guia do Migrante, desenvolvido em parceria com o projeto de extensão do curso de Geografia: “A inserção dos imigrantes em território maringaense”, e sob orientação da professora Sueli de Castro Gomes. Vale ressaltar, que o guia on-line terá continuidade pela Sejuc. A Feira de Empregabilidade, também realizada em parceria com a Sejuc, foi outra ação que proporcionou oportunidades de trabalho e networking para essa população residente em Maringá e região. 

Para a diretora de projetos da Enactus UEM, Natália Dos Reis Martins, foram anos de experiência testando diferentes metodologias para contratação. “Dava muito orgulho de participar do Lavi. Ter contato com os migrantes e ver como eles são gratos me deixava muito feliz”, comenta Martins. 

O time Enactus UEM está inserido em uma rede mundial, sem fins lucrativos, que promove a integração entre estudantes, professores e líderes de negócios por meio da ação empreendedora para impactar positivamente diversas comunidades. A Enactus busca garantir que o legado do projeto Lavi seja preservado e que seus impactos positivos perdurem na comunidade migrante. Ele é um exemplo inspirador de como a universidade pode ser um agente de transformação social, capacitando e empoderando comunidades em situação de vulnerabilidade e contribuindo com as políticas públicas de Maringá. 

Para acompanhar os outros projetos em desenvolvimento acesse o Instagram: @uem.en.act.us.

 

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)