UEM INDÍGENAS

UEM vai coordenar o processo seletivo no polo em Manoel Ribas, que ocorrerá no Centro Estadual de Educação

Neste domingo (24) e segunda-feira (25), ocorre o 23° Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná 2024. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está ofertando seis vagas e a Comissão Universidade para os Índios (CUIA/UEM) é responsável por coordenar o processo seletivo no polo da cidade de Manoel Ribas, que será realizado no Centro Estadual de Educação (CEEP).

Seguindo em rodízio entre as Instituições de Ensino Superior (IES), este ano o vestibular será organizado pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com a participação das demais universidades estaduais do Paraná e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ao todo são 52 vagas a serem preenchidas, sendo seis vagas para cada universidade estaduai de: Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (UENP), do Paraná (Unespar) e do Centro Oeste (Unicentro); e dez vagas para UFPR.

Contando com 622 indígenas inscritos, as provas ocorrerão em oito polos: Curitiba, Mangueirinha, Manoel Ribas, Apucaraninha, Queimadas, Nova Laranjeiras, Cornélio Procópio e Santa Helena. No polo coordenado pela UEM (Manoel Ribas) participam as Terras Indígenas: Marrecas, Koe Ju Porã, Ivaí e Faxinal, com 81 candidatos inscritos.

A UEM é a que mais forma estudantes indígenas no Paraná, com 49 formados e 61 matriculados até o momento, mesmo sendo a com maior distância das Terras Indígenas.

Organização para as provas

A recomendação é que os candidatos verifiquem/confirmem o endereço do polo com antecedência e compareçam ao local com, no mínimo, vinte minutos antes do início da prova, a fim de ouvirem a leitura das instruções.

No primeiro dia (24), os candidatos passarão por uma prova oral de Língua Portuguesa com 15 minutos de duração. O horário é das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30.

Já no segundo dia (25), os candidatos farão uma prova objetiva, com questões de Conhecimentos Gerais (Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química), Língua Portuguesa (interpretação de textos) e de Línguas Estrangeiras ou Indígenas (inglês, espanhol, Guarani ou Kaingang), além de uma redação discursiva. O horário é das 13h30 às 18h30.

Documento e materiais de uso pessoal: para a realização das provas, os candidatos devem levar lápis, apontador, caneta esferográfica transparente com escrita grossa de tinta preta e borracha, os quais não poderão conter quaisquer tipos de informação, e apresentar documento oficial de identidade com foto recente.

Resultado: O gabarito provisório será divulgado na segunda-feira (25), após às 21h, neste endereço eletrônico. A divulgação do resultado final está prevista para dia 18 de abril, no mesmo site.

Outras informações estão disponíveis no edital deste processo seletivo.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)