Equipamentos entregues na última semana foram distribuídos hoje (22) entre setores e departamentos da UEM

Galeria de fotos

A Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promoveu, na tarde de hoje (22), a distribuição dos equipamentos eletrônicos doados à instituição pela Receita Federal (RF) de Maringá.

Com a presença do reitor, Leandro Vanalli, e da vice-reitora, Gisele Mendes, os itens doados foram oficialmente entregues a diferentes setores da Universidade, conforme o ofício do Gabinete da Reitoria (GRE) que solicitou as doações.

A distribuição ocorreu no almoxarifado central da UEM, com participação do Escritório de Projetos e Processos (EPP), que intermediou as tratativas junto à Receita Federal. As doações, realizadas na sexta-feira passada (15), somam mais de R$ 800 mil e incluem smartphones, notebooks, drones, tablets e outros equipamentos eletrônicos, além de alimentos e dois veículos de transporte.

Entre os setores contemplados, estão o Restaurante Universitário (RU), o Programa de Pós-Graduação em Agroecologia (Profagroec), o Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente (Gema) e o Departamento de Zootecnia (DZO). Outros itens foram destinados à Diretoria de Obras e Projetos (DOP) e ao Cerimonial (CER).

Segundo o reitor, Leandro Vanalli, a doação para diferentes setores da UEM fortalece a parceria entre as instituições. “A Receita Federal tem sempre uma quantidade muito grande de bens apreendidos, que podem ser utilizados pela UEM, nas nossas atividades que são muitas, desde ensino e pesquisa a extensão e serviços”, afirmou. “Hoje, os equipamentos doados estão sendo destinados às unidades, todos já patrimoniados e o mais importante, com justificativa de uso, porque temos que prestar contas à sociedade e à própria Receita Federal para mantermos essa boa relação”, frisou.

O coordenador técnico do EPP, Sidinei Silvério da Silva, lembrou que a parceria com a RF existe desde o início da atual gestão da UEM, em outubro de 2022. “Recebemos mais uma ajuda valiosa da Receita Federal, que, em média, a cada dois ou três meses, tem nos atendido com lotes. Neste, há ferramentas de trabalho, como computadores, notebooks e drones, que vão enriquecer muito o ensino, a pesquisa e a extensão da UEM”, destacou.

Solicitação de doações

Durante a entrega dos equipamentos, Vanalli também anunciou a criação, pelo GRE, de um grupo de trabalho que passará a concentrar as solicitações de todos os setores da Universidade à RF.

Segundo Sidinei Silvério da Silva, o grupo de trabalho está estruturando uma proposta de sistematização com fluxograma, que será submetida à apreciação da Procuradoria Jurídica (PJU). Na sequência, uma Instrução Normativa será elaborada pelo GRE. “Para todos os setores que desejam receber doações da Receita, o caminho será o Gabinete da Reitoria. Uma vez que a Receita faz as atribuições, as doações vêm para a UEM e esse grupo de trabalho, a partir dos ofícios, vai fazer as distribuições”, explicou.

Conforme o coordenador técnico do EPP, o objetivo do grupo de trabalho é reforçar a fluidez e a transparência das solicitações. “Já tivemos, em casos passados, alguns pedidos diretos, e isso dificulta o controle patrimonial da instituição. Dessa forma, teremos um processo mais fluido e transparente, que atenderá a uma quantidade maior de setores e departamentos da Universidade”, ressaltou.