Frederico Mendes JrJuiz do TJ-PR analisou posição do célebre Rui Barbosa frente à educação, religião e campanhas presidenciais

O juiz de direito do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), da 1ª Vara da Fazenda Pública de Maringá, e presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior, defendeu sua tese de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação  (PPE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação, na última sexta-feira (22), no anfiteatro Bloco H12, no câmpus sede da UEM. 

Desde 2020, o magistrado mergulhou nos estudos sobre o tema “Educação, Religião e trabalho nas campanhas presidenciais de Rui Barbosa em 1910 e 1919”. O objetivo geral foi analisar o posicionamento do célebre jurista e político Rui Barbosa sobre educação, religião e trabalho em suas campanhas presidenciais. No entendimento de Mendes Jr, há uma indissociabilidade entre as noções de educação, religião e trabalho, haja vista que são temas fundamentais para o desenvolvimento moral necessário para a consolidação da República. 

“O Frederico se dedicou com afinco às atividades de pesquisa e produziu uma tese que analisa elementos fundamentais para reflexão sobre Educação no início da República no Brasil. Pela qualidade textual e científica da tese, a banca aprovou e recomendou publicação”, comentou a orientadora, Maria Cristina Gomes Machado, professora da UEM. 

Também integraram a Banca de Defesa Pública os professores da UEM, Marco Antônio de Oliveira Gomes e, de forma remota por videoconferência, Mário Luiz Neves de Azevedo; além dos professores Miguel Kfouri Neto, do Centro Universitário de Curitiba (UniCuritiba) e Clayton de Albuquerque Maranhão, Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

“Durante essa jornada de mais de quatro anos, impossível não voltar às boas memórias da graduação na UEM - e formar outras tantas. Contei com a generosidade e amizade dos professores e professoras do Centro de Ciências Humanas e PPE/UEM, bem como do nosso grupo de estudos. Agradecimento aos componentes da banca (professores Marco Antônio, Mário Azevedo, Miguel Kfouri, Clayton Maranhão) e, em especial, a minha querida orientadora professora Maria Cristina Gomes Machado”, declarou nas redes sociais, Mendes Jr.  

Sobre Mendes Jr. 

O juiz Frederico Mendes Júnior, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), foi eleito por aclamação, em novembro de 2022, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para o triênio 2023-2025. Mendes Jr. é natural de Paranavaí, no noroeste do Paraná, e ingressou na Magistratura em 1998, atuando nas Comarcas de Nova Londrina, Umuarama, Foz do Iguaçu, Curitiba e Maringá. 

O magistrado atuou como juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) entre 2011 e 2012 e presidiu a Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR) por dois mandatos (2014-2015 e 2016-2017). Na AMB, Mendes Jr. foi coordenador da Justiça Estadual em duas gestões, entre 2018 e 2022. 

O presidente da AMB é graduado em Direito na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Direito Processual e Cidadania na Universidade Paranaense (Unipar) e, agora, Doutor em Educação pela UEM.

Crédito da foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados