lobato feira

O evento é fruto de uma parceria entre o projeto de extensão trUEM e a Secretaria Municipal de Educação

No próximo sábado, dia 27, a Praça Monteiro Lobato será palco de um evento especial: a Feira de Ciências na Praça, uma iniciativa da Prefeitura de Lobato, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O objetivo é promover a ciência e o aprendizado de forma interativa e acessível para toda a comunidade de Lobato. Com atividades diversificadas, desde exposições científicas até apresentações artísticas, o evento busca despertar o interesse e o entusiasmo pela ciência entre os moradores.

O projeto de extensão trUEM, da Universidade de Maringá, ligado ao Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI), que tem como foco a Robótica e a Inteligência Artificial, é uma das atrações do evento. Desde a implementação, em setembro de 2019, o trUEM tem proporcionado experiências de aprendizado inclusivas e, agora, traz seu conhecimento para enriquecer a Feira de Ciências na Praça.

O professor e coordenador do projeto, Breno Ferraz de Oliveira, aponta que o convênio firmado entre a UEM e a prefeitura de Lobato permitiu a implementação da robótica e do pensamento computacional na Escola Elias Abraão.

“O convênio tem dado super certo, já fizemos o treinamento dos professores da escola para que eles atuassem nessa questão da inserção da robótica e do pensamento computacional na escola, e já estão ocorrendo também as aulas de robótica. Foi quando eu tive a ideia de fazer uma feira de ciências, não na escola, mas em praça pública, para que a população possa prestigiar o esforço das crianças, que vão estar apresentando os projetos”, aponta Breno.

Ciência vai se misturar com cultura. Haverá apresentações dos estudantes da Escola Elias Abraão, demonstrando suas habilidades em música, dança, teatro e muito mais. Já os alunos do Infantil 5, do CMEI, vão apresentar experimentos para tornar o evento ainda mais atrativo. “A programação também vai contar com cortes de cabelo gratuitos, brinquedos infláveis, pipoca e algodão-doce para garantir um dia de diversão e aprendizado para todos os presentes”, conclui o professor Oliveira.

Feira de Ciências na Praça

Dia: 27 de abril

Horádio: das 9h às 15h

Local: Praça Monteiro Lobato - Lobato - PR