2024 04 25 Fotos Equipamentos RU e Produtos organicos 29 of 30 site site

Alimentos orgânicos e produtos dos câmpus regionais têm possibilitado a elaboração de novos pratos

Galeria de fotos

Em pleno recesso acadêmico, o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu quase mil pessoas no almoço desta quinta-feira (25). O cardápio diferenciado, com ingredientes orgânicos provenientes da agricultura familiar e dos câmpus regionais da UEM, atraiu e agradou a comunidade acadêmica.

Durante o período de férias letivas, o Restaurante recebe, em média, 500 pessoas por almoço. Nesta quinta-feira (25), com a oferta de novos pratos, foram servidas 950 refeições. O menu do dia teve cupim assado, farofa, arroz, feijão e salada de tomate, acompanhados por duas opções de frutas - uva e mamão - como sobremesa.

As mudanças no cardápio, que visam diversificar as refeições servidas pelo RU, são uma iniciativa da gestão da UEM e da administração do Restaurante, vinculado à Diretoria de Assuntos Comunitários (DCT) da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH).

2024 04 25 Almoço RU 15 of 29

Estudante do 5º ano de Engenharia de Produção na UEM, Claudio Perroni, de 22 anos, afirmou que o almoço desta quinta-feira estava diferente dos outros dias. “Hoje teve a carne, a farofa, bastante fruta e várias opções no cardápio. Achei bem bom mesmo”, opinou.

2024 04 25 Almoço RU 16 of 29

Já a técnica administrativa Marcia Cristina Casimiro Cioffi, do Protocolo Geral (PRO) da UEM, destacou que o RU presta uma assistência importante aos funcionários da instituição. “Ajuda bastante, é bem prático para nós (servidores). Para mim, a comida é ótima, e é o essencial, aquilo que precisamos mesmo”, frisou. “Hoje estava tudo ótimo, adorei a farofa”, completou a servidora.

Saúde e diversidade

Produzidos sem o uso de agrotóxicos, os ingredientes orgânicos utilizados no RU provêm de agricultores familiares da região, dos câmpus regionais da UEM e da Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI).

A vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, prestigiou o almoço e enfatizou a importância dos investimentos no RU. “As novas ações são no sentido de democratizar ainda mais o que é oferecido. Temos as frutas da agricultura familiar e também insumos que vêm dos câmpus regionais, que têm contribuído muito com alimentos ligados à proteína animal, como carne e leite”, ressaltou. “Além disso, a aquisição de equipamentos trouxe um conforto maior para os profissionais que atuam no RU. A modernização desse complexo foi feita depois de quase 30 anos sem compra de novos equipamentos. Isso vai tornar o RU mais dinâmico e produtivo”, argumentou.

Conforme o chefe do RU, Fábio José Kelmer, as mudanças no cardápio do RU também priorizam a diversificação das opções servidas à comunidade acadêmica. “A agricultura familiar, hoje, está em primeiro lugar aqui no Restaurante, e completamos esses ingredientes com os de outros fornecedores. São alimentos orgânicos, frescos e diários. Antes, por exemplo, o Restaurante servia só a banana ou a laranja como fruta. Hoje, conseguimos dividir em duas opções de frutas, uva e mamão, pelo mesmo custo”, exemplificou.

Segundo Kelmer, novas opções continuarão a aparecer no cardápio do RU nas próximas semanas. “Podem esperar essas novidades, que elas vão continuar acontecendo periodicamente. A organização do pessoal e a chegada dos equipamentos foram muito importantes para fechar esse ciclo. São novas maneiras de preparar o alimento e apresentá-lo aqui na frente. Isso faz a diferença”, destacou.

Também presente no RU, o pró-reitor de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), José Maria de Oliveira Marques, comemorou a aprovação do cardápio pelos frequentadores. “As refeições do RU têm feito a diferença para a comunidade acadêmica, e o cardápio variado tem agradado muito. Estou extremamente satisfeito”, declarou.

2024 04 25 Almoço RU 27 of 29 1

Da esquerda para a direita: chefe do RU, Fábio José Kelmer; vice-reitora da UEM, Gisele Mendes; e pró-reitor de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), José Maria de Oliveira Marques

Serviço

Localizado no Bloco P-01 do câmpus sede da UEM, o RU oferece almoço à comunidade acadêmica de segunda a sexta-feira, exceto feriados, entre 11h e 13h. O jantar, que será retomado com o reinício das aulas, ocorre entre 18h30 e 19h30, nos mesmos dias.

Para os acadêmicos da UEM, é obrigatória a apresentação da carteira de estudante emitida pela Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), ou de documento pessoal com foto, na compra dos tickets. São aceitos pagamentos via Pix, cartões de crédito e débito e dinheiro.

É possível contatar o Restaurante pelo telefone (44) 3011- 4133 ou pelo e-mail sec-ru@uem.br. Mais informações podem ser obtidas no site do RU.