NEWSLETTER 08/2020-ASC - AÇÕES POSITIVAS CONTRA O COVID-19 (CORONAVÍRUS)

Newsletter 008/2020-ASC



Olá, Comunidade Acadêmica da UEM


Lá se foi o mês de maio… Passamos de dois meses e meio de pandemia, em isolamento social e em estado de excepcionalidade! Quanta saudade de ver os câmpus cheios, andarmos livremente, encontrar a comunidade universitária, como antes. Mas, não podemos desanimar, esperamos que em breve possamos estar coletivamente de volta à vida normal (ou ao tão falado “novo normal”).


Quando voltaremos? Como voltaremos? Estas são algumas das dúvidas que nos assolam. E a Universidade Estadual de Maringá (UEM) trabalha muito não apenas no presente, mas também na organização e previsão do futuro, buscando entender quais serão as adaptações necessárias.


Enquanto isso, nossa universidade está “borbulhando” de atividades remotas e algumas presenciais, sendo respeitados todos os cuidados. Acompanhe um pouco do que foi a última semana e compartilhe com seus amigos o que a UEM tem feito.

Quer contribuir? Participe! Conte-nos o que você está fazendo, por meio do email sec-asc@uem.br. ‍


‍1 - A UEM começou a transmitir, semanalmente, vídeos ao vivo na Internet (lives) com assuntos de interesse da comunidade, tanto acadêmica quanto externa. Os encontros desta série especial são a partir das 17h, às quintas-feiras, e ocorrem nas redes sociais oficiais da instituição (YouTube e Facebook), além de áudio transmitido pela UEM FM 106,9. O primeiro episódio teve como convidados Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, pró-reitora de Extensão e Cultura, e Dennis Armando Bertolini, chefe do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina. Assista no YouTube: o tema, mais do que pertinente, foi “A Academia contra a epidemia – ações da UEM no enfrentamento à covid-19”.


2 -  UEM PARTICIPA DO TELEMEDICINA PARANÁ‍

Vocês receberam nos e-mails a notificação do aplicativo que o governo do Paraná lançou, desenvolvido em conjunto com a Google e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) para consultas de telemedicina e telepsicologia. Está disponível 24 horas por dia. Envolve normalmente três etapas: a primeira, inteligência artificial que faz a triagem dos acessos via aplicativo ou WhatsApp; a segunda, com a participação de bolsistas de último ano de Medicina e de Enfermagem acompanhados por professores orientadores das universidades estaduais do Paraná; e a terceira, envolve médicos e psicólogos bolsistas que fazem consulta, quando necessário. Ajude-nos a divulgar!
A participação da UEM se dá por meio da Chamada Pública da Fundação Araucária de número 9 (CP 09/2020) e em nosso “call center virtual”. Temos seis acadêmicos do último ano de Medicina e seis do último ano de Enfermagem. Ficam de plantão sob comando de três professoras: Amanda Gubert Alves dos Santos (DBS), Hellen Pollyanna Mantelo Cecílio (DEN) e Andressa Martins Dias Ferreira (DEN).

Em dois meses de atendimento, a plataforma já atendeu 6.354 cidadãos do Paraná, dos quais a maioria chegou até os estudantes para orientação. Destes, 1.538 receberam consultas médicas por teleconsulta (chamada de vídeo) e 220 atendimentos psicológicos também em teleconsulta. No Paraná temos 191 bolsistas e 140 voluntários trabalhando pelo aplicativo.‍


3 - O Departamento de Psicologia (DPI) oferece uma série de cursos de extensão durante a pandemia. Foi criado um site especialmente para apresentar as oportunidades de formação durante este período (https://sites.google.com/view/eventosdpi/p%C3%A1gina-inicial)
O DPI está inovando tanto pela oferta de cursos em modalidade remota quanto pela diversidade de temas. São dez oportunidades de formação. Conheça mais neste link:


4 - O Departamento e o curso de Pedagogia do câmpus de Cianorte está empenhado em atividades remotas na forma de cursos de extensão. Dia 27 de maio fizeram debate sobre Educação Libertadora e no mês de junho vai oferecer um ciclo de debates a partir do projeto de Brinquedoteca.
Ainda em Cianorte, o Laboratório de Educação e Complexidade do curso de Pedagogia ofereceu Roda de Conversa sobre Cinema e Educação. Saiba mais aqui. Também deste mesmo Laboratório, "A Educação e seus Fundamentos" propõe compreender o desenvolvimento do pensamento ocidental e sua influência na educação como formação humana; analisar, por meio da ótica do pensamento filosófico e sociológico alguns dos problemas que se apresentam à educação contemporânea; além de estimular os alunos na criação de proposições para um novo fazer e um novo pensar pedagógico no século XXI, com implicações político-planetárias. Participe e saiba mais neste link.


5 - O curso de Artes Cênicas está oferecendo cursos de extensão, lives, ciclos de debates e uma mostra a distância de criações artísticas. São abertos à participação das comunidades interna e externa. Saiba mais neste link. Sobre a mostra Artes em Cenas, veja aqui.‍


6 - O Departamento e curso de Estatística criou um site para reunir as atividades ofertadas para as comunidades interna e externa. São cursos, aulas, discussões, e muito mais: https://sites.google.com/uem.br/cursos-de-extensao-des/p%C3%A1gina-inicial. Para ler a reportagem, acesse este link.


7 - Vamos ler? Oportunidades não faltam! A Eduem disponibilizou mais duas publicações inteiramente gratuitas e disponíveis para download e leitura. Saiba mais sobre este assunto aqui.


8 - Coloque na agenda de junho momentos para apreciar boa música no evento internacional e virtual oferecido pelo Departamento de Música da UEM. Durante todo o mês, a UEM oferece a primeira edição do “Música: performance em movimento”, com uma programação de cinco palestras ministradas por personalidades. Entenda como assistir.


9 - O Departamento de Engenharia de Produção (DEP) está com um novo site para “Programação na Quarentena da Engenharia de Produção UEM” (https://sites.google.com/uem.br/depnaquarentena/in%C3%ADcio). São muitas atividades, palestras, minicursos e eventos. Muitos acontecerão em junho.


10 - O Departamento de Agronomia (DAG) programou o curso de extensão Diagnose e Clínica de Doenças de Plantas. O evento será ministrado de 2 de junho a 12 de setembro por videoconferência. Saiba mais neste link.‍


11 - O Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA) iniciou dia 1º/6 o curso de extensão “Infância e Adolescência: educação, direitos e cultura no século XXI”, com o objetivo de promover debates sobre educação, infância e adolescência no Brasil, buscando estabelecer relações com os direitos sociais na contemporaneidade e no período de isolamento social. Saiba mais aqui.


Problemas para visualizar este conteúdo?

Entre em contato no e-mail: sec-cpr@uem.br