Notas

Onde estou?? Esse é o tema da exposição de artes plásticas, que está aberta até o dia 17 deste mês, no Museu da Bacia do Paraná, localizado na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A exposição é composta por trabalhos de três artistas: Camila Franco, Mazza e Violin. Nas obras estão contidas mais do que as interpretações pessoais de cada um em relação ao espaço físico. Ali estão expressas as intenções e escolhas emanadas do mais íntimo lugar do ser, onde se pode dizer que realmente estamos.

O Museu da Bacia do Paraná pode ser visitado das 8h às 11h e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. É possível agendar visitas para escolas e/ou grupos de turistas e, também, a abertura do Museu no horário noturno. O telefone de contato é o (44) 3011-4294.

O Grupo de Estudos do Lazer da UEM (GEL) comemora dez anos de existência e lança o livro Teorias do Lazer, publicado pela Eduem, com recursos da Fundação Araucária, no dia 17, a partir das 18 horas, na Estação Boliche (ao lado do Shopping Cidade). A obra reúne dez autores de diferentes instituições do País e trata das principais categorias de análise do lazer, do ensino desse conhecimento nas universidades e, especialmente, se dedica ao estado da arte de pesquisas a partir do positivismo, da fenomenologia, do marxismo e do pós-modernismo.

Segundo o coordenador do GEL, Giuliano Pimentel, a apresentação pública de um livro sobre matrizes científicas e sua aplicação a pesquisas sobre o tempo livre em um local de lazer é intencional, no sentido de provocar o encontro entre pesquisadores e objeto de estudo. O GEL foi criado em 2000 com a perspectiva de discutir o lazer a partir de abordagens multidisciplinares e que abolem as barreiras convencionais entre teoria e prática. Além de pesquisas e publicações, o grupo se dedica à promoção de cursos comunitários para a prática de atividades de aventura. Ainda neste ano, a obra também será lançada na UFSCar, durante o Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer, e em São Paulo, no XXII Encontro Nacional de Recreação e Lazer.

Outras informações e convites pelo e-mail geldefuem@gmail.com ou telefone 3011-4315.

A revista Acta Scientiarum Biological Sciences, acaba de ser indexada na base de dados Redalyc (La Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal). Este indexador é um projeto desenvolvido pela Universidad Autónoma del Estado de México, e tem por objetivo difundir a atividade científica Iberoamericana (http://www.redalyc.org).

Com mais esta conquista os artigos terão ainda maior visibilidade internacional, principalmente com o aumento do fator de impacto dos artigos publicados. 

Faz parte da estratégia da UEM indexar as revistas Acta Scientiarum nas principais plataformas de dados bibliográficos, e índices de citação com fator de impacto do mundo. E que vem sendo alcançado, gradativamente, por meio do esforço e dedicação da Eduem, sua diretoria, editores e funcionários.

Para encerrar as boas novas, acaba de ser publicado on-line antecipadamente o último fascículo deste ano da Acta Scientiarum Animal Sciences e Acta Scientiarum Biological Sciences, referente a outubro-dezembro.

Outras informações em  http://www.uem.br/acta  ou  http://periodicos.uem.br/ojs ou pelo telefone: (44) 3011-4253.

O Departamento de Educação Física da UEM promove três cursos no câmpus de Ivaiporã. O primeiro, intitulado Fundamentos Técnico-Pedagógicos de Rítmica/Dança e Ginástica: da infância a terceira idade, será ministrado nos dias 12 e 13 deste mês. Seu objetivo é oportunizar o aprimoramento em vivências práticas relacionando teoria-prática do conteúdo referente à disciplina de rítmica e dança e ginástica. O segundo, Benefícios Físicos, Sociais e Emocionais da Atividade Física na Terceira Idade, será realizado no dia 20 deste mês. Os participantes devem levar uma toalha de banho e duas garrafas pet de 500 ml cheias de areia. O objetivo é capacitar os participantes a oferecer à população idosa o conhecimento sobre a importância prática de atividades que possibilitem fortalecer a sua participação em exercícios físicos, contribuindo para assumirem conscientemente o seu processo de   envelhecimento. O terceiro curso é O Ensino do Basquetebol em uma Perspectiva Tática. Com a meta de oportunizar o aprimoramento em vivências práticas relacionando teoria-prática do conteúdo referente à questão Tática e Técnica do Basquetebol, será ministrado no dia 4 de dezembro.

Os cursos são voltados para acadêmicos de Educação Física e para comunidade em geral. Os interessados devem se inscrever até o dia de cada curso, na secretaria do câmpus de Ivaiporã, junto ao Colégio Barão do Cerro Azul, das 9 às 17 horas, a uma taxa de R$ 5 por curso. Outras informações pelo fone (43) 3472-2139.

A servidora técnico-administrativa da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Marilaine Corrêa Tenório Calvi (Mari Tenório), que trabalha atualmente na secretaria da Creche Pertinho da Mamãe/UEM,  participa do 45º  Femup – Festival de Música  e Poesia de Paranavaí, que será realizado entre os dias 14 a 20 deste mês. Ela vai interpretar a música selecionada para a etapa nacional deste festival, Filha do Sol, segunda colocada na terceira edição do Acorde Universitário, realizado entre 6 a 8 de agosto deste ano, na UEM.

Mari Tenório integra o grupo Abaecatu - homem de bem, na língua tupi–guarani; do Projeto Música, Poesia e Cidadania, está vinculado ao Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM; além de participar do Coral do Luzamor e do Projeto de iniciação ao Canto Erudito, desenvolvido na Escola de Música da UEM e de se apresentar em bares e eventos de nossa cidade. Em 2010, Mari Tenório também participou do Femucic com outra de suas composições, tendo sido selecionada entre as 19 que irão compor o CD e DVD do festival. 

Mari foi escolhida para participar desta edição do Femup entre 1.072 artistas de 172 cidades de 23 estados brasileiros, que enviaram seus trabalhos aos jurados do evento. As comissões selecionaram apenas 56 trabalhos. De acordo com a programação do Festival, Mari subirá ao palco no dia 19, às 20 horas. Para a apresentação ela conta com a participação do músico e produtor Ronaldo Gravino e de Enéias Ramos e Tijolo, seus colegas de Abaecatu. 

Mais informações podem ser obtidas no site do próprio festival: http://www.novacultura.com.br/v08/.

Os formandos da Escola de Música da UEM vão se apresentar na Mostra Musical de Conclusão de Curso em datas diferentes por instrumento. Nesta terça-feira (9), no Auditório Luzamor, a partir das 20h30, será a vez dos alunos do Curso Técnico em Instrumento Musical/Piano - Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design – Educação Profissional Técnica de Nível Médio. 

Os novos pianistas, que são da classe da professora Solange Costa Freitas, interpretam obras de autores variados. São eles Fernanda Sobrinho Cardoso, Janaina Favaro Soares, João Rodrigues Peralta, Nathalia Cristine dos Santos Messias e Rafael de Souza Grosse. Depois de formados, eles poderão atuar como músicos, educadores musicais, criadores e  apreciadores da boa música ou dar continuidade à sua formação em níveis mais avançados como a graduação e a pós-graduação.

A apresentação dos violonistas será no dia 24, a partir das 20h30, no Teatro Alvorada; e a dos flautistas, na Oficina de Teatro (UEM), no dia 27. Os espetáculos têm entrada franca. O Luzamor fica na Rua Neo Alves Martins, 1.704.

A Escola de Música da Universidade Estadual de Maringá promove a  II Mostra de Música. Alunos dos cursos de Iniciação Musical e Iniciação ao Instrumento I (Piano e Flauta Doce) se apresentam no nesta quinta-feira (4), às 18h30, no Teatro Oficina da UEM.