Notas

O II Seminário de Promoção da Saúde, Prevenção e Controle do Tabagismo de Maringá será realizado nos dias 29 e 30 deste mês, no auditório Hélio Moreira, no Paço Municipal, e no Teatro Calil Haddad. A preocupação com a saúde e o tabagismo motivou a realização do evento, com o objetivo de debater as questões ligadas a esse problema, que, segundo o Ministério da Saúde, mata cerca de 200 mil pessoas por ano, no Brasil.

As atividades começam no dia 29, de manhã, com a oficina Integração, Vigilância e Atenção Básica no Controle do Tabaco, no Hélio Moreira. Mas, a solenidade oficial de abertura será às 19 horas, também no Hélio Moreira. Logo a seguir, Diego Victória, da Organização Panamericana de Saúde, profere a conferência Promoção da Saúde e o Controle do Tabagismo.

No dia seguinte, as atividades começam às 8h30. No Calil Haddad serão realizadas palestras sobre os seguintes temas: Prevalência do Tabagismo nas Américas; Tratamento de Tabagismo no Brasil; Estratégias da Indústria Produtora de Derivados de Tabaco; e Atuação das ONGs no Controle do Tabaco.

No Auditório Helio Moreira, na Prefeitura, será oferecida a Oficina para a Implantação do Programa Saber Saúde, pela manhã. À tarde começa com a palestra Experiências da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis no Controle do Tabaco. Haverá, ainda, apresentação de trabalhos, das 14 às 15 hora. Às 15 horas, começa a palestra Experiência de Maringá na Prevenção do Uso do Tabaco, como o professor da UEM, Celso Conegero. E, às 15h30, uma mesa-redonda reúne todos os palestrantes do evento, para suas considerações finais.

O seminário é promovido pela Secretaria de Saúde de Maringá, UEM e Lions Maringá Universitário Integração, com apoio da Maringá FM e da Rede Paranaense para o Controle do Tabaco em Mulheres. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo site www.tabagismo.uem.brEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo . Outras informações pelos fones 3218-3181 e 3011-4963.

As psicólogas Jane Biscaia Hartmann, Karolina dos Santos e Raquel Pinheiro Niehues Antoniassi receberam. em 29 de outubro, durante a VIII Jornada de Psicologia do Hospital Universitário do Paraná/UEL e 2º Congresso de Psicologia Aplicada à Saúde, o prêmio de publicação Di Loreto, com o artigo “Ele ou ela? Quando é necessário conceber, ressignificar e renascer no imaginário dos pais – intervenções psicológicas”. O trabalho refere-se ao relato de experiência com crianças que nasceram com Desordem do Desenvolvimento Sexual, tendo seu foco no manejo e nas implicações psicológicas para os pais e será publicado na Revista Brasileira de Psicologia Hospitalar, após ter passado por uma banca de seleção composta por doutores da área de diversas regiões do Brasil. As psicólogas são participantes do Projeto de Extensão Permanente do Hospital Universitário de Maringá, intitulado Psicologia Hospitalar e Equipe Multiprofissional: interdisciplinaridade na promoção de saúde.

O Centro Acadêmico e o Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizam, em Umuarama, a VIII Semana Acadêmica (Semeve) e IV Jornada Acadêmica de Medicina Veterinária.

A programação prevê palestras e minicursos, entre os dias 7 e 13 deste mês. Fazem parte das discussões propostas temas como tecnologia médica, medicina forense, animais atletas, inspeção e qualidade, entre outros. Já os minicursos abordam anestesiologia em animais de grande porte, fisioterapia em animais de companhia e mercado futuro do boi gordo.

Os eventos serão realizados no Hotel Caiuá, que fica na avenida Presidente Castelo Branco, no centro de Umuarama. Informações e inscrições pelos telefones (44) 3621-9460, do Centro Acadêmico; (44) 9959-6377, COM Diogo; ou pelo e-mail cameve_vet@yahoo.com.br.

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGA) da Universidade Estadual de Maringá aceita, até o dia 19, inscrições de candidatos para os cursos de mestrado e de doutorado. O PGA apresenta três áreas de concentração e seis linhas de pesquisa. São elas Produção Vegetal (Manejo e Produção Agrícola e Morfogênese e Caracterização Bioquímica e Molecular de Plantas); Proteção de Plantas (Manejo de Plantas Daninhas e Dinâmica de Herbicidas no Ambiente e Controle de Doenças em Plantas de Interesse Regional); e Solos e Nutrição de Plantas (Física e Manejo do Solo e da Água e Química e Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas). A duração média do mestrado é de 24 meses e a do doutorado, 48 meses.


Outras informações na Coordenação de Pós-Graduação em Agronomia, bloco J-45, telefones (44) 3011-8940 e 3011-8930, site www.pga.uem.br ou e-mail sec-pga@uem.br.

Servidores interessados em emoção para o Centro de Ciências Biológicas/Direção – CCB, na função de Auxiliar Operacional; e para a Divisão de Serviços de Nutrição e Dietética da Diretoria Administrativa do Hospital Universitário Regional de Maringá  – HUM/DAI/NDI, na função de Auxiliar Operacional (1 vaga para cozinha e 1 vaga para limpeza), devem se inscrever até dia 10 deste mês, na Divisão de Treinamento e Desenvolvimento (TDE). Mais informações, acessar Editais 008 e 009/2010-TDE, disponíveis no endereço: www.drh.uem.br/tde ou ramal 4008.

Mais de 200 pessoas, entre produtores rurais, técnicos, pesquisadores e demais agentes da cadeia produtiva do leite, participaram do Dia de Campo Inovação na Pecuária Leiteira no Noroeste do Paraná, realizado no Campus Regional do Noroeste, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no dia 29 de outubro. O objetivo do encontro foi capacitar os produtores de leite, por meio do repasse de tecnologias desenvolvidas na UEM para os produtores e técnicos da região noroeste do Paraná.

Segundo a Diretora do Campus Regional do Noroeste, professora Alciony Andréia da Cunha Alexandre, os presentes compartilharam os conhecimentos divulgados por especialistas da UEM e do Centro Mesorreginal de Excelência em Tecnologia do Leite da região noroeste, nas áreas de alimentação para o inverno, pastagens para o arenito, manejo de pastagens, alimentos alternativos na bovinocultura de leite e manejo de ordenha.

O evento foi idealizado e realizado por meio de uma parceria entre o Câmpus Regional do Noroeste, o Departamento de Zootecnia, ambos da UEM; o Centro Mesorreginal de Excelência em Tecnologia do Leite, e a Cooperativa Agroindustrial do Noroeste Paranaense - Copagra. O encontro ainda teve o apoio da  Ourofino, Intermaq, Finep, Tortuga, Senar, Novartis, Confepar, Semenbras, Finep, Sindicato Rural, Colégio Agrícola e Prefeitura de Diamante do Norte.

Comunicamos que no dia 6 e 7 deste mês, próximo sábado e domingo, as
salas de aula dos blocos G-34, G-56, D-67, E-34, E-46, D-34 e C-23 serão
utilizadas, em período integral para a realização do Enem – Exame Nacional
do Ensino Médio. Dúvidas ligar no ramal 4272.