Notas

Daniele Kazama, Geraldo Tadeu dos Santos e Enori Barbieri (secretário da Agricultura de Santa Catarina)O trabalho de Daniele Cristina da Silva Kazama, ex-aluna do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UEM, foi premiado no IV Congresso Brasileiro da Qualidade do Leite, como a melhor tese de doutorado na área de qualidade do leite. O evento foi realizado de 22 a 24 de setembro, em Florianópolis. Além do certificado, Kazama recebeu um laptop. Intitulada Antioxidantes e Ácidos Graxos Poli-Insaturados no Leite de Vacas em Lactação em Resposta à Ingestão de Linhaça, a tese foi orientada pelo professor Geraldo Tadeu dos Santos e defendida em 2009.

Em seu trabalho, Kazama desenvolveu estudos in vitro em laboratório e in vivo com vacas em lactação para avaliar o potencial da linhaça em grãos em transferir lignanas mamíferas (que são os antioxidantes da casca da linhaça) para o leite. Descobriu que o fornecimento de linhaça inteira não alterou a concentração de enterolactona (antioxidante) no leite em comparação aos sais de cálcio. Tanto a microflora ruminal como a fecal foram capazes de transformar lignanas vegetais em lignanas mamíferas. Explica que a casca de linhaça foi uma boa estratégia para melhorar a composição em ácidos graxos e aumentar a concentração de enterolactona no leite. Sais de cálcio de óleo de linhaça causaram depressão na gordura do leite e grãos de linhaça inteiros não alteraram a concentração de enterolactona no leite.

O evento reuniu cerca de mil participantes entre médicos veterinários, zootecnistas, engenheiros de alimentos, nutricionistas, industriais, estudantes e profissionais das mais diversas áreas do Brasil e de outros países. Dividido em três linhas de discussão: leite – produção com qualidade; leite – alimento para a humanidade; leite – qualidade que gera lucros. Foram tratados assuntos relacionados com a produção leiteira no Brasil e no mundo, desenvolvimento tecnológico do segmento, leite como alimento humano, qualidade da industrialização, agricultura familiar e legislação vigente quanto à sua produção, entre outros.

 

A Prefeitura de Maringá inaugurou, no dia 30 de setembro, o Condomínio do Idoso, cujo projeto arquitetônico foi elaborado por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá.

O Condomínio está instalado em uma área de 5.517 metros quadrados e busca atender pessoas com mais de 60 anos, em 40 apartamentos de 47 metros quadrados, sendo todas as unidades adaptadas para acessibilidade, garantindo mais segurança e conforto aos idosos. O condomínio conta com rampas de acessibilidade, pátio de convivência, paisagismo e espaços destinados a horta com plantas medicinais, além de uma ATI.

As casas já estão todas ocupadas e, segundo, o professor Renato Leão Rego, esta foi a primeira etapa da obra, orçada em mais de um milhão de reais. A segunda etapa - um bloco de apartamentos com refeitório, ambulatório e sala de convívio - será executada em seguida.

Leão Rego e o professor Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima coordenaram a equipe que desenvolveu esse projeto de extensão. Presente na inauguração do Condomínio, Leão Rego destacou o empenho dos alunos e a parceria com a Prefeitura “que foi uma grande oportunidade para esses acadêmicos”.

Participaram do projeto cerca de trinta alunos, hoje arquitetos já formados e atuando profissionalmente. Por este serviço prestado à comunidade, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo recebeu, do prefeito Silvio Barros, o Brasão Municipal.

A Universidade Estadual de Maringá realiza concurso público para contratação de três agentes universitários, na função de técnico-administrativo. Os interessados podem se inscrever de 5 a 22 de outubro pelo site www.uem.br/concurso. A taxa é de R$ 38. Os candidatos devem ter ensino médio completo e experiência profissional comprovada de, no mínimo, um ano na área administrativa, entre outros requesitos.

A relação das inscrições homologadas será divulgada no dia 29 de outubro. Os candidatos serão selecionados por meio de prova objetiva em 21 de novembro. Serão exigidos conhecimento básico de Legislação, conhecimentos de Informática, Língua Portuguesa, Matemática e Estatuto da Criança e do Adolescente. Este concurso é regulamentado pelo Edital 466/2010-PRH. Outras informações pelo site ou e-mail concurso@uem.br.




UEM/ASC – RK – 29/9/10

A Exposição Fotográfica Rio Paraná: vida em harmonia poderá ser vista de 4 a 14 de outubro no Museu da Bacia do Paraná, na Universidade Estadual de Maringá. Wladmir Marques Domingues, biólogo do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura da UEM (Nupélia), apresenta uma pequena amostra da diversidade e riqueza de ambientes naturais da planície de inundação do rio Paraná. As imagens slecionadas representam algumas das espécies da fauna e da flora, além dos ambientes nos rios Ivinhema, Baia, Paraná e nas áreas alagáveis que compõem todo o sistema da planície de inundação. As fotos estarão distribuídas em onze paineis e mostram os insetos, aves, animais e pescadores que vivem no Rio Paraná.

O horário de visitação é das 8 às 11 e das 13 às 17 horas de segunda a sexta-feira. Grupos de turistas e de escolas podem agendar visitas pelo fone 3011-4294.

O Departamento de História e o Programa de Pós-Graduação em História estão com inscrições abertas, até 8 de outubro, para o curso de especialização em História e Humanidades, na modalidade a distância. As aulas ocorrerão via plataforma digital moodle de outubro deste ano a junho de 2011. Os alunos terão, a partir da data da matrícula, dois anos, para entregar o trabalho de conclusão do curso.

Os cursos de especialização da UEM são reconhecidos pelo MEC e os certificados têm validade em todo o território nacional. Outras informações no site www.pph.uem.br/ead ou e-mails historiaead.uem@gmail.com e angelopriori@uem.br.

O Pós-Graduação em Letras (PLE) da Universidade Estadual de Maringá está com inscrições abertas para a palestra A Ordem do Discurso (Corpo, Língua e Imagem) em Textos Midiáticos: ressonâncias Foucaultianas, que será ministrada nesta quinta-feira, dia 30, das 8h às 12h, no auditório do Laboratório Audiovisual de Apoio Pedagógico (LAAP), Bloco H-35, sala 4, no câmpus universitário.

Os palestrantes convidados são Kátia Menezes de Sousa, professora da Universidade Federal de Goiás, e Pedro Navarro, professor do PLE. No programa serão abordados os seguintes temas: Michel Foucault e a Análise do Discurso; A imagem como enunciado na ordem do político; Os sentidos do corpo na mídia: elementos da biopolítica.

As inscrições devem ser efetivadas até quarta-feira, dia 29 ou até o preenchimento das vagas, sob pagamento de uma taxa de R$ 10,00 a ser paga diretamente na secretaria do PLE, Bloco G34, sala 1. O horário de atendimento é somente das 13h30 às 17h

Informações adicionais pelo fone (44) 3011-4830 ou pelo e-mail: sec-ple@uem.br.