Notas

O professor Cleber Santiago Alves, do departamento de Eng. Mecânica da UEM participou, entre os dias 16 e 19 de setembro, do Brazilian-German Frontiers Of Science and Technology Symposia, em Bento Gonçalves - RS. Organizado pela Capes (Brasil) e pela Fundação Alexander von Humboldt (Alemanha), o evento fez parte das atividades do ano Brasil/Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Foram convidados a participar 30 pesquisadores do Brasil e outros 30 da Alemanha que atuam em diferentes áreas da engenharia. A seleção levou em conta o fato de todos terem defendido suas teses de doutorado há menos de 12 anos, que fossem ativos e com produção científica de qualidade (a quantidade não foi levada em consideração).

O objetivo do evento foi estimular a cooperação científica entre os pares daqui e da Alemanha e a expectativa é de que os resultados desse evento apareçam nos próximos 3 anos.

Alves voltou do evento com algumas propostas de colaboração com professores da UFSC, UFRGS e da Universidade de Bremen.

O programa Ponto & Contraponto, da UEM FM (106,9), reapresenta, nesta sexta-feira (24), às 11 horas, e na quarta-feira (29), debate sobre o tema Economia Solidária. O programa é apresentado por Paulino Júnior e participam deste debate a professora da UEM, Márcia Campos Andrade, e o mestrando em Ciências Sociais da UEM, Jéferson Soares Damascena. Ponto & Contraponto é um programa sobre interesse público, promovendo debates com especialistas sobre os temas em questão.  

A convite da Seção Sindical dos Docentes da UEM (Sesduem), no próximo dia 8 de outubro, o presidente da Paranaprevidência, desembargador Munir Karam, proferirá palestra abordando o tema, Sistema Previdenciário dos Servidores Públicos do Paraná.

O evento será no auditório Nadir Cancian (Aduem), às 14h30. A palestra mostrará o cenário atual dos fundos previdenciários geridos pela Paranaprevidência, assim como, o futuro do sistema previdenciário.

Professores, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) participaram da primeira reunião do grupo de trabalho para o enfrentamento ao crack e outras drogas, nesta terça-feira (21), na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em Curitiba. De acordo com o secretário Nildo José Lübke, a ideia é estabelecer um trabalho conjunto nas instituições, pois há a necessidade de um programa específico que auxilie os usuários, familiares e amigos. “O governador Orlando Pessuti pediu empenho nesse projeto, oferecendo condições para seu desenvolvimento e eu farei o melhor possível para que tenhamos êxito”, informou.

Durante o encontro, o enfermeiro da Universidade Estadual de Londrina (UEL), David Roberto do Carmo, fez uma apresentação sobre os riscos e motivos que levam uma pessoa a tornar-se dependente, entre os quais, fatores psicossociais e financeiros. Além disso, pessoas sem informação adequada sobre os efeitos causados pelas drogas, pessoas com saúde deficiente e com personalidade vulnerável apresentam, segundo ele, maior risco para o vício.

Um outro ponto discutido diz respeito à natureza da questão. De acordo com os profissionais, o envolvimento com drogas é, inicialmente, familiar e educacional e, na sequência, passa a ser de saúde pública. Para a advogada Lisis Pissaia, que integra a Assessoria Jurídica da Seti, é preciso trabalhar com a prevenção, “e para isso, investimentos nesses três aspectos são fundamentais”, afirmou.

Ainda segundo a advogada, a conscientização familiar precisa ser fortalecida, já que muitas vezes, pais e responsáveis transferem o problema para a escola. “Por isso, a necessidade de que cursos de Direito, Pedagogia e Licenciaturas abram espaço para disciplinas que tratem o tema e desenvolvam discussões que preparem professores para lidar com a questão”, explicou.

Para finalizar, o secretário Lübke destacou a necessidade de que os reitores envolvam os cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e os Hospitais Universitários. “Esse grupo é responsável por colocar em prática essas  ideias e proporcionar a reconstrução da vida desses usuários num esforço coletivo”, disse.

Os representantes das Universidades e Faculdades Estaduais do Paraná relataram, na reunião, ter conhecimento de que o uso de drogas entre os universitários é algo crescente. Algumas já desenvolvem projetos que enfocam a importância dos “fatores de proteção”, que são habilidades sociais, habilidades para solucionar problemas, vínculos positivos com pessoas ou instituições, entre outros.

O próximo encontro acontece na Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava, onde o grupo dará sequência à construção de diretrizes na área de ensino, pesquisa e extensão com o intuito de colocar em prática as ações previstas.

Milielton Cardoso é aluno do segundo ano do curso de Design de Produto e é um dos 4 classificados na categoria Revelação, com o projeto “Universalismo ”, no concurso da AuDITIONS, o maior na área de design de jóias em ouro do mundo.

A síntese da nossa coexistência, o símbolo da identidade. Com base neste tema, os participantes o acadêmico produziu criações conceituais. Os jurados avaliaram a concepção do produto, nos aspectos de uso de materiais, processos, adequação ao tema, inovação e atratividade. Foram classificados 24 projetos (20 da categoria Designer e 4 da categoria Revelação). O resultado dos vencedores, com a entrega dos prêmios será em novembro.