Notas

A UEM promove o III Encontro dos Corais do Departamento de Música (DMU), no dia 25 de junho. Participam do evento, o Coro do Centro de Ciências Humanas (CCH), o Coral da Escola de Música, o Coro do Curso de graduação em Música, o Coro do Laboratório de Regência Coral e o Coro de Câmara.

A coordenação geral do evento e a direção musical ficam a cargo da professora do DMU, Andréia Anhezini. A realização é do CCH, do DMU e da Pró-Reitoria de Cultura (PEC). O III Encontro tem o apoio da Escola de Música e Secretaria de Cultura de Maringá.

As apresentações serão realizadas no Cine Teatro Plaza, que fica na Travessa Guilherme de Almeida (em frente à praça Raposo Tavares), às 20h30, com entrada franca. Outras informações pelo telefone 3261-4092.  
 

O Centro Acadêmico de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá promove a palestra A Nova Morfologia do Trabalho e o Desenho Multifacetado das Lutas Sociais. O tema será abordado pelo professor Ricardo Antunes, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. O evento será no dia 26, a partir das 19h30, no Auditório do Nupélia.

A UEM aceita inscrições para o doutorado em Agronomia, de 1º a 11 de julho. As três áreas de concentração do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGA) são: Produção Vegetal, Proteção de Plantas e Solos e Nutrição de Plantas. A área de Produção Vegetal oferece as seguintes linhas de pesquisa: Manejo e Produção Agrícola; Morfogênese e Caracterização Bioquímica e Molecular de Plantas. As linhas de pesquisa da área de Proteção de Plantas são: Controle de Doenças em Plantas de Interesse Regional; Manejo de Plantas Daninhas e Dinâmica de Herbicidas no Ambiente. A área de solos e nutrição de plantas oferece as linhas: Física e Manejo do Solo e da Água; Química e Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas.

Outras informações pelos telefones (44) 3261-8940 e 3261-8930 ou site www.pga.uem.br e no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

  Nesta quarta e quinta-feira (18 e 19), o grupo Abaecatu se apresenta em Guaíra, no auditório da Unipar. A realização é da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com patrocínio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti).

A apresentação será vista por professores e alunos da Unipar e estudantes do dos ensinos médio e fundamental da cidade. Eles estão inseridos no evento A Interdisciplinaridade e a Construção da Cidadania.

Abaecatu, que em tupi-guarani significa homem de bem, é integrado por três servidores da UEM: os músicos Enéas Ramos de Oliveira, da Diretoria de Cultura; José Ribeiro da Costa, o Tijolo, do Museu Dinâmico Interdisciplinar; e a poetisa Márcia Facci Capelette, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. O grupo é resultado do Projeto de Extensão Música, Poesia e Cidadania, coordenado pelo professor Marcílio Hübner de Miranda Neto, proposto pelo Mudi e DCU, com apoio da Sociedade Eticamente Responsável e Receita Federal. Outras informações pelo telefone 3261-4429.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas e o Departamento de Economia, da UEM, promovem a palestra A Crise dos Preços dos Alimentos. O tema será discutido pelo professor Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros, livre docente do Departamento de Economia da USP e um dos maiores especialistas em agronegócio dos País. O evento acontece amanhã (17), às 18 horas, no auditório do bloco F-67, na UEM. Outras informações nos telefones (44) 3261-4905 e 3261-4987.  

  O Grupo Teatro Arte, Ética e Cidadania apresenta, na terça-feira (17), a peça O Auto da Barca do Fisco. O espetáculo começa às 19h30, no auditório do Luzamor, numa promoção da Uningá. É uma peça teatral educativa que faz um alerta sobre os prejuízos causados pela corrupção, desvio de dinheiro público e a sonegação fiscal. O autor é o professor Marcílio Hübner de Miranda Neto (UEM). Os atores são funcionários das receitas federal e estadual e da UEM. A iniciativa tem apoio da Associação SER.

Nos dias 18 e 19, o grupo apresenta a peça em Guaíra, no auditório da Unipar, numa realização da UEM e patrocínio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. O espetáculo será visto por professores e alunos da Unipar e dos ensinos médios e fundamental de Guaíra. Está prevista também a apresentação do grupo Música, Poesia e Cidadania. Eles estarão inseridos no evento A Interdisciplinaridade e a Construção da Cidadania.

A entrada é franca. Outras informações pelo fone 3261-4940.

Analisar o fenômeno religioso inserido em seu contexto histórico, esse é um dos objetivos do curso de especialização História das Religiões, oferecido pela Universidade Estadual de Maringá e cujas inscrições foram prorrogadas até o dia 30 deste mês.

O curso, que também tem como proposta suprir a necessidade de qualificação do professor de ensino religioso da rede pública e privada do ensino fundamental e médio, terá aulas quinzenais, sempre aos sábados. Podem se candidatar a uma vaga, portadores de diploma superior, interessados em estudar religião e religiosidades.

As inscrições podem ser feitas a uma taxa de R$ 50,00. A seleção dos candidatos será por análise de currículo. O investimento é de 24 parcelas de R$ 200,00. Outras informações no Departamento de História da UEM, Bloco G-34, fone (44) 3261-4328 ou site http://www.dhi.uem.br/histreli/index.html