Notas

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais da Universidade Estadual de Maringá (PEA/UEM) abriu nova turma de doutorado em Ciências Ambientais. As linhas de pesquisa são em Ecologia de Áreas Alagáveis e Manejo de Reservatórios. As inscrições e entrega de proposta de projeto devem ser feitas de 16 a 30 deste mês. São oferecidas 7 vagas.

A seleção dos candidatos será feita pela análise de conhecimentos teóricos em Ecologia, análise de currículo, proposta de projeto compatível com os objetivos do programa e entrevista. O resultado será divulgado até 4 de agosto. As aulas começam no mesmo mês.

Em outubro, o PEA abre inscrições para o mestrado e mais uma turma de doutorado, com início das aulas previsto para março de 2009. Outras informações no site www.pea.uem.br.

A Universidade Estadual de Maringá realiza, no dia 21 deste mês, a partir das 10 horas, no Salão Paroquial de Diamante do Norte, o projeto UEM nos Bairros. O objetivo é oportunizar à comunidade os trabalhos e talentos, proporcionando uma alternativa de vivência universidade/comunidade.

O evento contará com a participação de médicos, dentistas e professores da UEM, com trabalhos de prevenção e esclarecimentos à comunidade das causas de várias doenças. Serão repassados ainda conhecimentos de cidadania, saúde, ambiental, empreendedorismo nas áreas de piscicultura em tanque rede, construções em bambu, entre outros. Advogados esclarecerão sobre a Lei Maria da Penha.

Haverá exposição de artesanatos da região, apresentações artísticas da Oficina de Dança da UEM e do Coral da Universidade. De lá de Diamante vão participar o grupo de Taikô, os violeiros do Colégio Agrícola e o grupo Charles Stone, da Apae.

Os visitantes também vão poder provar comidas típicas japonesas, ter informações sobre plantas medicinais e horta orgânica, por meio dos alunos do Colégio Agrícola, além de particpar de oficinas de artesanato em bambu, origami e bucha vegetal.  

 

 

 

Foram prorrogadas as inscrições do curso de extensão com o título, Temas Fundamentais do Direito Contemporâneo, até o dia 20. O evento de 60 horas, será realizado de junho a outubro, nas sextas-feiras das 19h30 às 23h e/ou sábados das 8 às 12 h, no Anfiteatro do Programa de Pós-Graduação em Direito.

A ficha de inscrição e as informações estão disponíveis no site www.ppd.uem.br .  O critério de seleção é o currículo documentado.

O boleto pago, a ficha de inscrição preenchida e o currículo devem ser enviados à secretaria do Mestrado em Direito da UEM, bloco D-34, sala 12, por sedex ou pessoalmente. Outras informações pelos telefones (44) 3263-6170 ou 3261-4977.  

Estão abertas as inscrições para a seleção do Programa de Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG). O formulário de inscrição será on-line e a documentação complementar deverá ser apresentada à Embaixada do Brasil no país de origem do candidato, podendo ser enviada via correio tradicional, utilizando formulários constantes do manual. As inscrições e recebimento da documentação vão até o dia 31 de julho, no site www.capes.gov.br/bolsas/cooperacao/multinacional/pec_pg.html.  

As inscrições para a representação dos servidores junto à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Cipa, gestão 2008/2009, estão abertas até o dia 3 de julho. As inscrições deverão ser feitas individualmente, junto ao Protocolo Geral (PRO) da UEM. O inscrito deve exercer sua atividade em tempo integral na UEM e ser servidor efetivo, não podendo estar em período de estágio probatório. A homologação das inscrições será publicada no dia 11 de julho. A eleição ocorre no dia 30. Outras informações com Ricardo (TDE), nos ramais 4008, 4360, ou Aguiar (Sesmt), no ramal 4259. 

A UEM promove a XXIV Semana de Química, de 16 a 20 deste mês, no anfiteatro do Nupélia. Na programação, várias palestras e seis minicursos. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (13). O boleto bancário pode ser impresso no site www.dqi.uem.br.

A solenidade de abertura será às 19h30. Logo a seguir, o professor Koiti Araki (USP) fala sobre a química supramolecular de nanomateriais híbridos à base de nanopartículas de ouro.

Também serão enfocados os temas: destruição fotoinduzida de lipossomos com fármacos fotoativos; a importância das normas técnicas e das ferramentas de gestão da qualidade para o profissional da química; necessidades formativas do professor de química; relação educação e ciências da educação básica à universidade; reciclagem de resíduos: uma ponte entre a química e a agronomia; química prebiótica a química da origem da vida: controvérsia e realizações; o método científico e a percepção humana da natureza; análise química na pesquisa agropecuária; controle molecular em filmes orgânicos: aplicações em sensores e biossensores; zeófitas: características e aplicações; e hidrogéis.

Outras informações no Departamento de Química, bloco 22, fone 3261-4334.


O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad) oferece bolsa para o curso avançado de língua e cultura alemãs, na Alemanha, em janeiro e fevereiro de 2009. O candidato deve possuir até 32 anos e estar no mínimo no sexto período da graduação. Admite-se também pós-graduandos. É preciso comprovar conhecimento de alemão em nível intermediário.

O programa oferece bolsa de 2.055 euros e reembolso da passagem. As inscrições vão até o dia 11 de julho pelo site http://rio.daad.de/shared/graduacao.htm.