Notas

O Cottonet-Clube apresenta a temporada Limpe seus Ouvidos na Oficina de Teatro da UEM nos domingos de setembro. Sempre a partir das 20 horas, são quatro shows diferentes. No dia 7, é a vez do Grupo Abaecatu, que em tupi-guarani significa homem de bem. Ele é integrado por três servidores da UEM: os músicos Enéas Ramos de Oliveira, da Diretoria de Cultura, e José Ribeiro da Costa, o Tijolo, do Mudi, e a poetisa Márcia Facci Capelette, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. No dia 14, apresentam-se Rakelly Calliari e sua banda; no dia 21, será a vez de Paulinho Schoffen; e no dia 28, de Ronaldo Gravino.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PCS), da UEM, promove, amanhã e sexta-feira (28 e 29), no auditório da Fadec, Bloco 33, o 2º Encontro do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. A abertura ocorre amanhã, às 19 horas, seguida da palestra A importância da pós-graduação no Brasil, que será proferida pelo coordenador-adjunto da área de Medicina II, da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Geraldo Brasileiro Filho. No dia 29, às 8 horas, será realizada a mesa-redonda Perfil do egresso de pós-graduação stricto sensu e sua inserção no mercado de trabalho. Às 10 horas, ocorrerá a mesa-redonda Expectativa dos pós-graduandos para o futuro. A partir das 13h30, terá início a apresentação de trabalhos (dissertações de mestrado) concluídos no PCS. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo ramal 4564.  

O professor Christian Fausto Moraes dos Santos, do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ministrará, no dia 10 de setembro, às 14 horas, no auditório do Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura (Nupélia), câmpus universitário, a palestra A Biogeografia de Noé: animais, plantas e continentes no renascimento. A promoção é do Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente (Gema). Os interessados em acompanhar a palestra não precisam se inscrever. Outras informações pelo telefone (44) 3261-4327.    

Estão abertas, até o dia 15 de setembro, as inscrições para o curso de Capacitação em Planejamento, Gestão e Monitoramento de Recursos Hídricos, promovido pelo Departamento de Engenharia Química (DEQ) da UEM. Por meio do curso, o interessado tomará contato e saberá aplicar as ferramentas e metodologias participativas que possibilitem que os atores sociais envolvidos com a gestão ambiental da bacia hidrográfica tenham condições de estimular, de maneira contínua, o compromisso com a gestão sustentável dos recursos hídricos. O objetivo do curso, que será realizado no auditório do CTC, Bloco C-67, é permitir a formação de recursos humanos capacitados a realizar o diagnóstico ambiental de áreas urbanas e rurais, visando a gestão ambiental de recursos hídricos e o desenvolvimento sustentável. O público alvo do curso são membros do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Pirapó e Paranapanema II e IV, funcionários das prefeituras e de secretarias do Meio Ambiente, integrantes da sociedade civil organizada e membros destas bacias. O curso de atualização tem a coordenação dos professores Célia Regina Granhen Tavares e Paulo Fernando Soares. As inscrições são aceitas somente por meio do site www.deq.uem.br, pelo qual o interessado poderá obter mais informações, além do ramal 4746.    

Cerca de 150 pessoas, a maioria alunos, estão participando da XIII Semana de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), aberta, ontem (25), e que prossegue até sexta-feira (29), no Centro de Eventos Araucária, em Maringá. A programação do evento, num total de 23 palestras, um workshop e um minicurso, tem, como tema central, a discussão sobre os três níveis de atenção à saúde, que são o primário, o secundário e o terciário. As conferências são ministradas por médicos, professores e pesquisadores de Maringá e região e abordam desde a questão do SUS (Sistema Único de Saúde) e o tratamento cirúrgico, até a medicina nuclear. A palestra de abertura foi proferida pelo professor Gutemberg Freire, de Londrina, que falou sobre como é importante o homem buscar a humanização, por meio de atitudes como a humildade e qualidades como o talento. A promoção do evento é do Centro Acadêmico de Medicina (Camem). A programação científica completa da XIII Seman de Medicina da UEM pode ser vista por meio do site www.camem.uem.br. Outras informações no Departamento de Medicina (DMD), pelo telefone (44) 2101-9019.  

No mês de setembro, o Cinuem apresenta os filmes: dia 4, Janela Indiscreta (Alfred Hitchcock,1954), com comentários de Paulo Petrini; dia 8, a II Mostra Cinema Brasileiro -  curadora Zuleika Bueno; dia 18, Matrix (Wachowski, 1999), comentários de José Lourenço; e dia 25, O Sol é para todos (Robert Mulligan, 1962), comentários de Sonia Letícia Cardoso. A exibição é a partir das 18h30, no Anfiteatro Ney Marques, na UEM. Outras informações pelo site www.uem.br/cinuem.