Notas

O Departamento de Fundamentos da Educação da UEM promove o curso de extensão Introdução ao Pensamento de Antonio Gramsci, no dia 31 deste mês, a partir das 8 horas, no Anfiteatro Ney Marques. O objetivo é oferecer uma oportunidade de reflexão e discussão de temáticas ligadas à educação.   O curso será ministrado pelo professor José Mario Angeli, da Universidade Estadual de Londrina. Ele explicará sobre Gramsci e a Política como Base das Idéias Pedagógicas; Estado e Cultura; Estado e as Relações de Hegemonia; Papel dos Intelectuais; Escola Unitária; e Educação e Política.   As inscrições podem ser feitas pelo site www.uem.br, até o dia 31, a uma taxa de R$ 15,00.  

Dia 14, no Anfiteatro Ney Marques, a Editora da UEM trará representantes do SciElo e ISI Web para o evento Plataformas Científicas: a importância dos indexadores eletrônicos na socialização do conhecimento.

José Cláudio Santos profere a palestra Processo de Inovação, Patentes e Critérios de Indexação na Plataforma do Web of Knowledge, às 9 horas. No dia seguinte, às 14 horas, Fabiana Montanari Lapido fala sobre Critérios SciElo Brasil.

Santos, gerente regional para América do Sul da Thomson Reuters-ISI Web of Knowledge, vai explicar que a ISI Web é uma plataforma virtual, que oferece a todos os níveis profissionais nas áreas científicas e acadêmicas da maneira mais fácil de conseguir e gerenciar a informação pesquisada através de um acesso único e conveniente.

Lapido, representante da Bireme/Opas/OMS, abordará o SciElo (sigla em inglês de Biblioteca Científica Eletrônica em Linha), que é um modelo para publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na internet especialmente desenvolvido para responder às necessidades de comunicação científica nos países em desenvolvimento, particularmente na América Latina e no Caribe.

As duas plataformas representam os principais indexadores eletrônicos para a divulgação científica. E o evento pretende disseminar os critérios, as novas ferramentas de controle de produção científica, as novidades e o funcionamento de ambas. As inscrições devem ser feitas pelo fone 3261-4103. As vagas são limitadas.

  A UEM contratará professor temporário para os campus de Maringá, Cianorte e Umuarama, em dez diferentes áreas. As vagas são para: Cartografia e Geoprocessamento, Ensino de Geografia (Maringá e Cianorte), Psicologia Clínica, Prática de Ensino, Farmacognosia, Administração Geral, Contabilidade Geral, Estruturas, Hidráulica e Hidrologia (Umuarama) e Fenômenos de Transporte. As inscrições podem ser feitas de 8 a 14 deste mês, das 7h40 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas, no Protocolo Geral, Bloco A-1, próximo à rotatória do Parque Ecológico. Outras informações na Divisão de Recrutamento e Seleção, Bloco 104, sala 28, fones 3261-4352 e 3261-4233 ou site www.uem.br/concurso

O Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá (Mudi) promoverá o curso de extensão Laboratório de Produção de Mudas de Orquídeas por Sementes, neste mês. A professora Maria Auxiliadora Milaneze Gutierre, do Departamento de Biologia da UEM, abordará os temas vinculados à produção de mudas nos dias 17 e 24, de manhã e à tarde, no Mudi, Bloco O-33.

O objetivo é ensinar aos alunos como montar um laboratório comercial de orquídeas, repassar métodos eficazes para a produção de mudas da planta e direcionar projetos para a recuperação de espécies ameaçadas. A família das orquídeas possui mais de 20 mil espécies. O curo é aberto a todos os interessados, mesmo sem conhecimentos na área. As inscrições devem ser feitas até o dia 14, no Mudi. A taxa, de R$ 150,00, inclui o material que será utilizado.
 

O X Encontro Maringaense de Biologia (Emabi) e a XXIII Semana da Biologia da UEM priorizam, neste ano, temas relacionados às Faces do Desenvolvimento Sustentável. Os eventos, que serão realizados de 14 a 19 de setembro, estão aceitando a inscrição de interessados em ministrar minicursos e oficinas, até o dia 23 deste mês. Outras informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no site www.dbi.uem.br

Nesta quinta (8), o Cinuem exibe o filme Quanto mais quente melhor, dirigido pelo austríaco Billy Wilder, em 1959. Além de oferecer uma diversão inteligente, esta comédia de duas horas de duração revela algumas das principais características da filmografia de Wilder, as piadas transgressoras e os finais debochados. Jack Lemmon e Tony Curtis estão impagáveis como músicos travestis, mas é em Marilyn Monroe que recaem todos os olhares. Os comentários ficam por conta do jornalista Thiago Ramari. O Cinuem será realizado no auditório Ney Marques, às 18h30. Outras informações no www.uem.br/cinuem

Sérgio Lessa, professor da Universidade Federal de Alagoas, falará sobre Trabalho, Educação & Emancipação Humana, nesta quinta-feira (8), a partir das 19h30, no Auditório do Nupélia, na UEM. Lessa é mestre em Filosofia e doutor em Ciências Humanas. É autor de diversos livros, entre eles, Sociabilidade em Individuação, Mundo dos Homens, Para Compreender a Ontologia Lukács, Trabalho e Proletariados do Capitalismo Contemporâneo. Nos últimos 20 anos, tem publicado artigos e livros sobre a Ontologia de Georg Lukács. A promoção é do Colégio de Aplicação Pedagógica e do Espaço Marx. A entrada é franca.