Notas

Estão abertas as inscrições para intercâmbio de pesquisadores no Reino Unido. O pesquisador deve ter obtido qualificação de doutorado ou estar a doze meses de obtê-la. O programa oferece bolsa de estudos, cobre a viagem, manutenção, hospedagem e outras despesas. O prazo para inscrição vai até o dia 2 de julho. Informações adicionais no ECI, que fica no bloco 101. O ramal é o 4441, no site www.britishcouncil.org/br/brasil-science-exchange-collaboration-researcher-exchange.htm e no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

As inscrições para os Projetos de Iniciação Científica iniciam no próximo dia 2 e vão até o dia 20 de junho. Os encaminhamentos devem ser feitos exclusivamente pelo site www.sgp.uem.br. Após discussão, os departamentos devem enviar os projetos aprovados até o dia 27 de junho, também pelo site.

O Comitê Assessor de Bolsas de Iniciação Científica (Cabic) fará análise dos projetos e os resultados serão encaminhados, via e-mail, ao orientador e aluno, até o dia 25 de julho. A vigência dos projetos inicia no dia 1º de agosto.


Dois eventos marcam as atividades do Câmpus Regional do Noroeste (CRN), nesta semana. Quarta-feira (21) é o Dia Nacional de Combate a Violência contra a Criança e o Adolescente.  A cidade de Marilena será mobilizada com oficinas temáticas e palestra para pais e professores de todas as escolas. E, até sexta-feira (23), estão abertas as inscrições para o curso de Técnicas Lúdicas para o Ensino e Aprendizagem, que terá 32 horas de atividades. Professores da rede pública e privada podem participar das aulas, que têm início já no sábado, dia 24.  Outras informações pelo telefone (44) 3429-8000.  

A I Jornada Acadêmica de Psicanálise da UEM terá como tema “Freud, Klein e Lacan: teoria e prática. Será realizada nos dias 29 e 30 deste mês, no Anfiteatro Ney Marques, a partir das 8 horas. A conferência de abertura A Psicanálise na Abordagem Psicopolítica da Teoria Crítica será proferida por Angela Caniato.

Também estão previstas as mesas-redondas A Psicanálise para Além do Divã (Clínica da Escuta x Clínica do Sintoma), por Caroline Philipp Pastana; O Psicanalista e os Educadores - um difícil diálogo, por Maria Gorethe de Vasconcelos Miranda; O (Im)possível Lugar da Psicanálise no Hospital, por Silvia Esther Soria de Cuesta; A Escuta Psicanalítica em Comunidade Terapêutica, por Mônica Aparecida Prado de Castro; A Psicanálise no Divã: a formação do analista, por André Scapin; e Conversas sobre Lacan e os Lacanianos, por Marta Dalla Torre Fregonezi e Valéria Codato Antonio Silva.

No dia 30, serão enfocados os temas: A Clínica de Freud Segundo seus Pacientes, por Raymundo de Lima; O Estatuto Conceitual do Inconsciente em Freud e suas Implicações para a Prática Psicanalítica, por Hélio Honda; Características da Clínica Kleiniana, por Rosana Ravelli Parré; As Contribuições de Bion à Prática Clínica, por Ocimar Aparecido Dacome e Rute Grossi Milani; A Psicanálise na Contemporaneidade, por Marília Mello de Vilhena; e Algumas Contribuições à Clínica Psicanalítica, por Ludmila Kloczak.

O evento é promovido pelo Centro Acadêmico de Psicologia e pelo Departamento de Psicologia. As inscrições devem ser feitas no CAPsi, Bloco 4, sala 1. Outras informações pelos fones 9936-4944 e 9114-6367 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..    

A UEM mantém convênio com a Universidade Nacional de Cuyo (Uncuyo), da Província de Mendoza, Argentina. A Uncuyo oferece oportunidade de mobilidade na graduação e pós-graduação em diversas áreas. Os selecionados têm estadia e alimentação cobertos pelo programa durante o período da mobilidade. Outras informações nos endereços eletrônicos www.uncu.edu.ar/contenido/index, no www.eci.uem.br, e no telefone 3261-4238, com a professora Gilda Contreras Lopez.

Norberto de Souza Medeiros, do Tribunal de Contas da União, profere a palestra Transferências Governamentais: enfoque para a gestão municipal, no dia 27 deste mês, às 19h30, no auditório do Bloco F-67. A promoção é do Programa de Pós-Graduação em Economia, Departamento de Economia, Departamento de Ciências Contábeis e projeto de pesquisa Contas Públicas e Monitoramento Socioambiental da UEM. A atividade faz parte do III Ciclo de Palestras em Economia, que começou em abril e prossegue até dezembro, e tem o apoio do TCU. Outras informações no PCE, Bloco C-23, sala 10, fone 3261-4987.
 

Alunos do curso de Administração da UEM vão realizar, de 13 a 15 de junho, o I Encontro dos Estudantes de Administração, Economia e Comunicação (Eeaec). Os organizadores pretendem reunir duzentos estudantes para discutir o tema Globalização: uma visão multidisciplinar das mudanças e transformações do mundo globalizado.

O Eeaec é uma oportunidade que estudantes e profissionais têm de aprimorar seus conhecimentos por meio da troca de informações, interação, diversão e confraternização com pessoas de diversas áreas. As atividades vão ser realizadas no Auditório Ney Marques, campus sede da UEM.

As inscrições vão até o dia 4 de junho. A taxa é de R$ 15,00. Outras informações no endereço eletrônico www.eeaec.net, e no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..