Notas

O Departamento de Letras (DLE), da UEM, realiza o II Congresso Nacional de Linguagens em Interação (Conali), e prioriza, neste ano, as discussões sobre As diferentes Linguagens em Contexto Interdisciplinar.
O evento, que será realizado de 7 a 10 de outubro, está aceitando inscrição de interessados em propor e coordenar simpósios até o dia 27 de junho, e para apresentação de trabalhos até o dia 7 de julho. Outras informações pelo telefone (44) 3261-4889 ou 3261-4891, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou site www.dle.uem.br/conali.

Vão até amanhã as inscrições para a XIV Semana de Ciências, do câmpus da UEM, em Goioerê (CRG). O evento será realizado de segunda a quarta-feira, com o tema, O Ensino de Ciências, suas Modalidades e Valor Social.

As palestras do evento vão reunir temas como Ensino à distância, Física moderna, Educação matemática, Laser e Universidade: um instrumento de cidadania. Haverá, também, apresentação de trabalhos e atividades culturais.

Os interessados devem se inscrever preenchendo uma ficha na secretaria do Departamento de Ciências de Goioerê e recolhendo uma taxa de R$ 15,00 para acadêmicos e R$ 20,00 para outros participantes. Outras informações pelo telefone (44) 3521-8714. 

Camila Maciel Capeletti, de 14 anos, ex-estagiária-mirim do Projeto Brincando e Aprendendo Ciência com Jogos, do Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM, foi escolhida para representar o estado norte-americano de Rhode Island em evento nacional. A estudante está terminando a oitava série em Johnston e participará da Conferência Nacional de Jovens Líderes Estaduais, em dezembro, em Boston, Estados Unidos. O evento tem como objetivo preparar os jovens líderes para seu futuro acadêmico e profissional. Camila integrou o projeto nos anos de 2006 e parte de 2007 e também foi aluna do Instituto de Línguas da UEM.
 

O Departamento de História (DHI), da UEM, está com as inscrições abertas até o dia 13 de junho para a especialização em História das Religiões. O curso é destinado aos interessados em estudar religião e religiosidades, proporcionando-lhes condições de reflexão e pesquisa acerca do fenômeno religioso entre outros objetivos.

As aulas quinzenais acontecem aos sábados, a partir do dia 5 de julho. A seleção dos candidatos será por análise de currículo. Outras informações no DHI, bloco G-34, pelo telefone (44) 3261-4328, no endereço eletrônico http://www.dhi.uem.br/histreli/index.html ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Uso Irracional de Medicamentos: propaganda e prescrição é o tema da mesa-redonda que será realizada nesta sexta-feira (16), na UEM, a partir das 13h30. O assunto será abordado por Valmir de Santi e José Luis Miranda Maldonado  (Conselho Federal de Farmácia/Paraná) e José Ruben Bonfim (Sociedade Brasileira de Vigilância do Medicamento). A promoção é do Centro Acadêmico e do PET Farmácia. Voltado para alunos e profissionais da área de saúde, o evento será no auditório do Bloco F-67. Não há necessidade de se efetuar inscrições. Outras informações no Centro Acadêmico, Bloco 6, sala 19, fone 3261-4493.      

A peça A Farsa do Fiscal que se Casou com a Trambiqueira, do professor Marcílio Hübner de Miranda Neto (UEM), estréia no dia 20, às 20 horas, na Oficina de Teatro da UEM. O texto é baseado no conto A Farsa do Mancebo que se Casou com a Mulher Geniosa, de Don Juan Manoel. O espetáculo faz uma crítica e um alerta sobre o contrabando e a pirataria. Os atores são funcionários das receitas federal e estadual e da UEM. A iniciativa tem apoio da Associação SER. Outras informações pelo fone 3261-4940.  

Será realizado, amanhã (10), das 8 às 19 horas, no Anfiteatro Ney Marques, na UEM, o Fórum de Integração dos Bolsistas do Programa Universidades sem Fronteiras do Noroeste Paranaense. Cerca de 200 bolsistas vão se integrar, trocar experiências, discutir projetos na visão dos bolsistas, falar sobre os problemas e dificuldades encontrados e apresentar relatórios com os resultados parciais. A UEM apresentará 19 projetos; a Fafipa (Paranavaí), 3; Fecilcam (Campo Mourão), 6; UTFPR/Campo Mourão, 1; e Iapar, 2. Os bolsistas Anderson Fujikawa, graduado em Ciências Sociais, e Carina Fiorito Chirico, formada em Zootecnia, serão os mediadores das discussões.